Objetos Educacionais Digitais na EAD e Educação Inclusiva na Área de Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70630Palavras-chave:
objeto de aprendizagem, inclusão, ensino de física, AVAResumo
A proposta deste trabalho é a análise e caracterização de Objetos de Aprendizagem (OA), para o ensino de física. É realizada também uma sondagem de acessibilidade para o uso dos OA por pessoas surdas. O trabalho está embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e nos conceitos de mediação. São definidos os facilitadores para promover o ensino e aprendizagem e o papel central ou secundário dos OA, dependendo da proposta a ser desenvolvida pelo educador. É estabelecido o que configura-se em Modelo na área de física e sua relação com os OA. É apresentado o conceito de interação e interatividade e a relação destes conceitos com os OA e questiona-se como poderá se ensinar física mediante o uso de OA incluindo os mesmos em AVAs e trazer acessibilidade para a pessoa surda. É realizado uma classificação de vídeos e simulações voltadas para o ensino das Leis de Newton disponibilizados na web e dessa amostragem é encontrado que só 35% dos OA poderiam ser utilizados em contexto de inclusão, numa situação formal de ensino, sem ter que realizar nenhuma adaptação.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
E. TUYAROT, D.; DE CASSIA TESSEROLI, R. Objetos Educacionais Digitais na EAD e Educação Inclusiva na Área de Física. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70630. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
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