Uma abordagem para produção de jogos construcionistas baseada no reuso de software

Autores

  • Carlos Alberto C. Lessa Filho Instituto de Computação/UFAL
  • Arturo Hernández-Domínguez Instituto de Computação/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70660

Palavras-chave:

jogos, educação, linha de produto de software, construcionismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a Linha de Produto de Software
JIndie, uma Linha de Produto que busca facilitar o processo de construção de jogos construcionistas que envolvam o desenvolvimento de um artefato concreto. No construcionismo, o processo de aprendizagem ocorre através da construção de um material concreto pelo estudante. O uso do computador nesse processo de construção de um material concreto é de grande importância, por permitir a construção de objetos de forma mais fácil e virtual através de jogos. Diante dessas informações, para facilitar o processo de construção de jogos voltados ao construcionismo, os desenvolvedores podem optar por uso de Linhas de Produtos de Software, que é uma técnica de produção de software de um determinado domínio. Para avaliar a Linha de Produto de Software proposta neste trabalho, foram desenvolvidos três jogos construcionistas já conhecidos no mercado e os resultados obtidos demonstraram a viabilidade de construção de jogos através do JIndie e um ganho na qualidade e esforço durante a produção, assim como também foi verificado o papel dos jogos construcionistas na escola.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

ALBERTO C. LESSA FILHO, C.; HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. Uma abordagem para produção de jogos construcionistas baseada no reuso de software. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70660. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70660. Acesso em: 23 abr. 2025.