Análise, Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino Colaborativo de Frações, Números Decimais e Porcentagem

Autores

  • Irmgard A. H. C. Nakazoni PPGCA
  • Thiago M. Alexandrino PPGECMT – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ulises J. A. Garrido PPGECMT – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Isabela Gasparini PPGCA PPGECMT – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Elisa Henning PPGECMT – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70685

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Design Instrucional, ADDIE.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar as etapas do Design Instrucional (DI) de um Objeto de Aprendizagem (OA) em que o objetivo principal é a exploração e aprendizagem colaborativa de conteúdos matemáticos específicos (Frações, Números Decimais e Porcentagem). Considerando a metodologia ADDIE para o DI, este artigo aborda as etapas de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação com ênfase na etapa de Avaliação. Os resultados obtidos com o estudo de caso realizado na etapa de Avaliação, ratificam a importância da adoção de uma metodologia para o DI de OAs, especialmente no que se refere à interdisciplinaridade destas soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

A. H. C. NAKAZONI, I.; M. ALEXANDRINO, T.; J. A. GARRIDO, U.; GASPARINI, I.; HENNING, E. Análise, Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino Colaborativo de Frações, Números Decimais e Porcentagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70685. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70685. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas