Recursos virtuais para o ensino presencial e remoto de Histologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70635Palavras-chave:
Biologia celular, Histologia, Morfologia, ensino, educação à distânciaResumo
Os recursos virtuais Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) e auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) foram desenvolvidos para apoiar o ensino presencial e remoto de Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. A concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, em que o processamento de informações envolve o reconhecimento e a categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. No design, as imagens foram privilegiadas, devido à relevância da informação visual nesse campo do conhecimento. A avaliação discente da primeira versão do atlas digital indicou que as imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, em especial, a relação entre morfologia e atividade funcional da célula, objetivo cognitivo definido na estratégia pedagógica. As críticas dos alunos foram consideradas para a elaboração de uma nova versão do atlas com o conteúdo apresentado em PDF. Os exercícios criados com o programa Hot Potatoes foram publicados no ambiente virtual auladehisto. Ele exibe o conteúdo de Histologia em telas do PowerPoint para tornar a leitura mais dinâmica. A avaliação discente demonstrou que os recursos educacionais contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e apresentaram facilidade na navegação e qualidade das imagens. Espera-se, com o seu desenvolvimento, fomentar a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
MONTANARI, T. Recursos virtuais para o ensino presencial e remoto de Histologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70635. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70635. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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