Reflexões sobre O Software Scratch no Ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Carine G. Webber CCET/UCS
  • Marilda Machado Spindola CARVI/UCS
  • Elisete Salvador Otobelli CCET/UCS
  • Graziéla Rossetto Giron CCET/UCS
  • Graziele Dall´ Acua CCET/UCS
  • Leonardo Poloni CCET/UCS
  • Marcelo Puziski CCET/UCS
  • Rafaela Padilha CCET/UCS
  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima CCET/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70668

Palavras-chave:

Informática aplicada ao Ensino, Avaliação de Software Educacional, Ensino de Programação

Resumo

Há uma constante cobrança da comunidade escolar pela inserção
de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. Sabe-se que a tarefa
de selecionar um software educacional e inseri-lo nas atividades de sala de
aula é um obstáculo ao professor. Recentemente o software Scratch vem
ganhando espaço em projetos escolares pela flexibilidade e benefícios
comprovados. A fim de contribuir com a formação docente, desenvolveu-se
um trabalho orientado com seis professores do ensino fundamental e médio.
A proposta envolveu utilizar e avaliar o software Scratch seguindo critérios
tecnológicos e pedagógicos. As percepções e avaliações coletadas estão
descritas neste artigo.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

G. WEBBER, C.; MACHADO SPINDOLA, M.; SALVADOR OTOBELLI, E.; ROSSETTO GIRON, G.; DALL´ ACUA, G.; POLONI, L.; PUZISKI, M.; PADILHA, R.; DE FÁTIMA WEBBER DO PRADO LIMA, M. Reflexões sobre O Software Scratch no Ensino de Ciências e Matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70668. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas