O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Claudia Francisco Pelati Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN UENP/ Secretaria da Educação do Estado do Paraná - SEED PR
  • João Coelho Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEN UENP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70673

Palavras-chave:

Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação, Matemática Financeira, Revisão Sistemática de Literatura, Planilha Eletrônica.

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente para a área de Matemática, em especial, a Financeira. Desse modo, este artigo visa investigar, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, de que forma e quais são as tecnologias digitais para o ensino da Matemática Financeira, destacando, o da Planilha Eletrônica que estão sendo utilizadas no contexto escolar. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura, a pesquisa teve como intervalo de busca os anos de 2006 a 2016, nos seguintes bancos de dados: banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e revistas listadas no índice restrito na área de Ensino da plataforma WebQualis. Como resultados, dos 4709 trabalhos analisados, somente 20 tratavam da temática, portanto, os resultados apontam serem poucas as pesquisas que indicam os recursos tecnológicos para o ensino da Matemática Financeira.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

FRANCISCO PELATI TEIXEIRA, C.; COELHO NETO, J. O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70673. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70673. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas