Metodologias para a criação de jogos educativos: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70693Palavras-chave:
jogos educativos, design de jogos, metodologias.Resumo
Esta pesquisa propõe, por meio da técnica de revisão sistemática da literatura, um mapeamento sobre metodologias para o desenvolvimento de jogos educativos, enfocando, principalmente, em estudos que explicitam a concepção da documentação de design. Como resultado foram recuperados dez estudos que foram divididos em dois eixos temáticos: (1) estudos que propõem metodologias para a criação de jogos educativos; e (2) estudos sobre o desenvolvimento de jogos educativos que descrevem a metodologia utilizada no processo de design. Concluiu-se que não existe um padrão metodológico para o design desse tipo de artefato e que muitas metodologias consolidadas em outras áreas do conhecimento são adaptadas com eficiência no design de jogos para a educação.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
DE SENA, S.; HACK CATAPAN, A. Metodologias para a criação de jogos educativos: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70693. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70693. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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