Metodologias para a criação de jogos educativos: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Samara de Sena Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70693

Palavras-chave:

jogos educativos, design de jogos, metodologias.

Resumo

Esta pesquisa propõe, por meio da técnica de revisão sistemática da literatura, um mapeamento sobre metodologias para o desenvolvimento de jogos educativos, enfocando, principalmente, em estudos que explicitam a concepção da documentação de design. Como resultado foram recuperados dez estudos que foram divididos em dois eixos temáticos: (1) estudos que propõem metodologias para a criação de jogos educativos; e (2) estudos sobre o desenvolvimento de jogos educativos que descrevem a metodologia utilizada no processo de design. Concluiu-se que não existe um padrão metodológico para o design desse tipo de artefato e que muitas metodologias consolidadas em outras áreas do conhecimento são adaptadas com eficiência no design de jogos para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

DE SENA, S.; HACK CATAPAN, A. Metodologias para a criação de jogos educativos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70693. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70693. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC