Modelo Conceitual do Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para Aprendizagem de Estatística (Collabora)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70657Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem. Estatística. Colaboração. CSCL. Orientação a Objetos.Resumo
Este trabalho apresenta o modelo conceitual de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da estatística no ensino superior (Collabora) contendo quatro módulos principais: Login, Colaboração, Aprendizagem e Chat e usa como base a aprendizagem colaborativa apoiada por computador. A diferença do objeto proposto em relação a outros trabalhos da literatura é que o mesmo oferece um controle automatizado para verificar se os alunos que pertencem a um grupo estão colaborando ao realizar uma atividade, composta por um conjunto de exercícios, proposta pelo professor. A construção e implementação do objeto é feita usando orientação a objetos o que fornece reusabilidade de análise, projeto e código. O Collabora permite ao professor realizar atividades que promova a verificação e integração entre os elementos de um grupo, avaliação da colaboração, avaliação da atividade e mapeamento da colaboração individual e em grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; NOVELLI, L.; CAMARGO ANDRADE, V.; NASSER MATOS, S.; DOS SANTOS JUNIOR, G. Modelo Conceitual do Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para Aprendizagem de Estatística (Collabora). RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70657. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70657. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).