Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70645Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Geração Internet, Educação, Aprendizagem colaborativaResumo
O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) altera o processo educacional dos estudantes da era digital. Um dos maiores desafios do professor do Século XXl é entender as demandas e incorporá-las nas práticas pedagógicas. O espaço de aprendizagem formado por alunos interativos e conectados ganha uma nova abordagem: a aprendizagem colaborativa. Nesta perspectiva o objetivo da pesquisa foi, através da aplicabilidade de Blogs e videoaulas no ambiente de aprendizagem, relatar a experiência no uso de TDICs como instrumento mediador no processo educacional e as percepções dos alunos ao utilizá-las. O método de pesquisa foi um estudo de caso realizado com estudantes de uma instituição de ensino em Belo Horizonte-MG. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os resultados indicam quais tecnologias podem ser adotadas para complementar as aulas e quais são consideradas mais relevantes pelos alunos, aqui chamados de Geração Internet.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
COTA MACHADO, S. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70645. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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