O percurso histórico em torno das novas diretrizes e normas nacionais para a oferta de cursos de educação superior na modalidade EaD.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70648Palavras-chave:
Educação a Distância. Legislações. Ensino SuperiorResumo
Este artigo apresenta reflexões acerca do debate sobre as Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Inicialmente efetuou-se um estudo sobre o documento “Referenciais de Qualidade para Educação Superior a distância” e a análise da audiência pública interativa, transmitida via Youtube, promovida pela TV Senado no final de 2015. Posteriormente, tendo em vista que as legislações vigentes norteiam esta modalidade, reforçam e legitimam os debates na área, utilizou-se da metodologia de pesquisa documental para a averiguação dos dados obtidos. Por último, foi feita uma verificação da Resolução nº 1, de 2016, em relação ao atendimento dos pressupostos iniciais sugeridos no marco regulatório. Estes estudos objetivam refletir se as dimensões presentes nos documentos analisados foram abordadas na audiência pública interativa e verificar se as proposições sugeridas na elaboração do documento foram abordadas nas novas diretrizes e se apresentam avanços significativos ao atual contexto da EaD. As conclusões permeiam as conjecturas de que é necessário reconhecer que este novo documento levanta questões pedagógicas e gerenciais que merecem revisões para melhorar o Ensino a Distância no país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
BOHRZ, R.; KELLY DE FREITAS SANTOS, J. O percurso histórico em torno das novas diretrizes e normas nacionais para a oferta de cursos de educação superior na modalidade EaD. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70648. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70648. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).