Uma Reflexão sobre o Material Didático de um Curso de Graduação a Distância do Ponto de Vista de seus Tutores

Autores

  • Cledja Mônica Gomes de França Reis Instituto de Computação/UFAL
  • Vânia Cristina S. de Sampaio Instituto de Computação/UFAL
  • Olival de Gusmão Freitas Júnior Instituto de Computação/UFAL
  • Arturo Hernández-Domínguez Instituto de Computação/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70674

Palavras-chave:

Educação a Distância, Material didático, Tutor.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do material didático produzido
para um curso de graduação a distância em uma Instituição Federal de Ensino Superior brasileira sob a ótica dos seus tutores. Verifica-se que o tutor é o elo na mediação do processo de ensino e aprendizagem entre aluno, conteúdos, professor e demais elementos que integram o processo de Educação a Distância (EaD). Os dados dessa pesquisa foram coletados a partir da aplicação de um questionário com os tutores do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), observando a sua relevância no processo de ensino aprendizagem. Nos resultados obtidos, observou-se que os tutores não participam efetivamente na elaboração do plano de tutoria e o material didático ofertado pelo referido curso foi avaliado positivamente pelos seus tutores.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

MÔNICA GOMES DE FRANÇA REIS, C.; CRISTINA S. DE SAMPAIO, V.; DE GUSMÃO FREITAS JÚNIOR, O.; HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. Uma Reflexão sobre o Material Didático de um Curso de Graduação a Distância do Ponto de Vista de seus Tutores. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70674. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70674. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas