Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática

Autores

  • Elisângela Ribas IFRS - Alvorada, RS – Brasil
  • Guilherme Dal Bianco UFFS - Chapecó, SC - Brasil
  • Regis Alexandre Lahm PUCRS - Porto Alegre, RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70671

Palavras-chave:

ensino de programação - linguagem visual - estratégias de ensino.

Resumo

A aprendizagem de linguagens de programação demanda conhecimentos prévios em lógica e matemática. No entanto, no Brasil, os resultados obtidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) demostra haver uma queda no rendimento dos estudantes. A universidade precisa trabalhar com essas questões para atingir seus objetivos, contudo precisa lidar com o alto índice de reprovação e evasão, especialmente em cursos que abordem diretamente saberes lógicos. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma metodologia para estimular o conhecimento sobre lógica de programação por meio da substituição de formas tradicionais de ensino por linguagens visuais. A metodologia proposta foi dividida em três etapas, com progressivo aumento do nııvel de dificuldade. A intenção da divisão foi de não apresentar uma sobrecarga cognitiva aos estudantes, em função da complexidade dos conceitos. Os estudantes alegaram, por meio de avaliação qualitativa, que a utilização de linguagem visual facilitou a introdução de uma linguagem de produção. Além disso, um primeiro resultado demonstrou uma leve melhora nas notas dos estudantes que utilizaram a linguagem visual durante a aprendizagem. Tais resultados, apesar de serem incipientes, demostram que a metodologia é promissora e que novos ajustes podem ser aplicados para sua melhoria.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

RIBAS, E.; DAL BIANCO, G.; ALEXANDRE LAHM, R. Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70671. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC