Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70671Palavras-chave:
ensino de programação - linguagem visual - estratégias de ensino.Resumo
A aprendizagem de linguagens de programação demanda conhecimentos prévios em lógica e matemática. No entanto, no Brasil, os resultados obtidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) demostra haver uma queda no rendimento dos estudantes. A universidade precisa trabalhar com essas questões para atingir seus objetivos, contudo precisa lidar com o alto índice de reprovação e evasão, especialmente em cursos que abordem diretamente saberes lógicos. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma metodologia para estimular o conhecimento sobre lógica de programação por meio da substituição de formas tradicionais de ensino por linguagens visuais. A metodologia proposta foi dividida em três etapas, com progressivo aumento do nııvel de dificuldade. A intenção da divisão foi de não apresentar uma sobrecarga cognitiva aos estudantes, em função da complexidade dos conceitos. Os estudantes alegaram, por meio de avaliação qualitativa, que a utilização de linguagem visual facilitou a introdução de uma linguagem de produção. Além disso, um primeiro resultado demonstrou uma leve melhora nas notas dos estudantes que utilizaram a linguagem visual durante a aprendizagem. Tais resultados, apesar de serem incipientes, demostram que a metodologia é promissora e que novos ajustes podem ser aplicados para sua melhoria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
RIBAS, E.; DAL BIANCO, G.; ALEXANDRE LAHM, R. Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70671. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).