Parâmetros no GeoGebra: Um Estudo sobre a Circunferência

Autores

  • Marciane Linhares Carlos PPGEMAT/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70694

Palavras-chave:

circunferência, GeoGebra, parâmetros, generalização

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

LINHARES CARLOS, M.; RODRIGUES NOTARE, M. Parâmetros no GeoGebra: Um Estudo sobre a Circunferência. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70694. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70694. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC