Participar por que e para que? O que dizem os usuários finais de Tecnologia Assistiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70642Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Usuários Finais, Educação, Modelo Social da deficiência.Resumo
Este trabalho visa apontar possíveis relações entre os estudos que indicam a necessidade de educação para o usuário final de Tecnologia Assistiva e o modelo social da deficiência. Desejamos contribuir com possíveis aspectos que explicitam a importância das “vozes” das pessoas com deficiência no processo de escolha e uso de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva, visto que são esses os conhecedores das reais necessidades vivenciadas pela experiência da deficiência. Buscando melhor elucidar a relevância das “vozes” das pessoas com deficiência em relação à temática, convidamos sete pessoas usuárias de Tecnologia Assistiva, para responderem um questionário on-line, as respostas foram submetidas a análise textual discursiva. As narrativas apontaram que a educação do usuário deve ser considerada o elemento mais importante para que possam ser protagonistas de todo o processo, desde a identificação da necessidade até o uso do recurso ou do serviço de Tecnologia Assistiva.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
CRISTINA VOOS, I. Participar por que e para que? O que dizem os usuários finais de Tecnologia Assistiva. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70642. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70642. Acesso em: 23 abr. 2025.
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