Formação docente para produção e uso de software educativo no ensino de Educação Ambiental

Autores

  • Flávia Tiburtino de Andrade Sales UERN
  • Maria do Socorro da Silva Batista UERN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70634

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino, Educação Ambiental, Software Educativo.

Resumo

Este trabalho é resultado de um processo que teve por objetivo capacitar
professores do ensino fundamental para produzir e integrar softwares educativos ao processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental. Para coleta dos dados utilizamos questionário, entrevista semiestruturada e observação participante. O curso com duração de dez horas teve por objetivo ensinar os professores a produzirem autonomamente materiais pedagógicos aplicados ao ensino de educação ambiental, a partir do software Jclic. Apesar de reconhecerem a importância das TIC’s para a educação, apenas 30% dos professores pesquisados afirmaram utilizar com frequência algum recurso tecnológico em suas aulas. Entretanto, constatamos que as mesmas eram utilizadas apenas para reproduzir conteúdos. Até o momento da pesquisa nenhum professor havia feito uso de software educativo para ensinar educação ambiental. O curso contribuiu para que os professores desenvolvessem novas competências e habilidades tecnológicas, bem como, para diminuir a escassez de matérias pedagógicos relacionados a temática ambiental, concomitantemente, houve um incentivo ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

TIBURTINO DE ANDRADE SALES, F.; DO SOCORRO DA SILVA BATISTA, M. Formação docente para produção e uso de software educativo no ensino de Educação Ambiental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70634. Acesso em: 28 mar. 2024.