Formação docente para produção e uso de software educativo no ensino de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70634Palavras-chave:
Formação docente, Ensino, Educação Ambiental, Software Educativo.Resumo
Este trabalho é resultado de um processo que teve por objetivo capacitarprofessores do ensino fundamental para produzir e integrar softwares educativos ao processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental. Para coleta dos dados utilizamos questionário, entrevista semiestruturada e observação participante. O curso com duração de dez horas teve por objetivo ensinar os professores a produzirem autonomamente materiais pedagógicos aplicados ao ensino de educação ambiental, a partir do software Jclic. Apesar de reconhecerem a importância das TIC’s para a educação, apenas 30% dos professores pesquisados afirmaram utilizar com frequência algum recurso tecnológico em suas aulas. Entretanto, constatamos que as mesmas eram utilizadas apenas para reproduzir conteúdos. Até o momento da pesquisa nenhum professor havia feito uso de software educativo para ensinar educação ambiental. O curso contribuiu para que os professores desenvolvessem novas competências e habilidades tecnológicas, bem como, para diminuir a escassez de matérias pedagógicos relacionados a temática ambiental, concomitantemente, houve um incentivo ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
TIBURTINO DE ANDRADE SALES, F.; DO SOCORRO DA SILVA BATISTA, M. Formação docente para produção e uso de software educativo no ensino de Educação Ambiental. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70634. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Jogos educacionais
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