Um Aplicativo Computacional para o Ensino de Integrais Duplas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70669Palavras-chave:
Aplicativo Computacional, Conceito imagem e Conceito definição, Integral Dupla.Resumo
Este trabalho buscou investigar as contribuições da utilização de umaplicativo computacional, programado com o suporte do software Maple, para o ensino e aprendizagem do conteúdo de integrais duplas. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - RS. O referencial teórico para análise dos resultados baseou-se na teoria de Tall e Vinner (1981), sobre Conceito Imagem e Conceito Definição. A partir da aplicação de um teste diagnóstico, elaborou-se uma sequência didática para construir o conceito de integral dupla utilizando como recurso o aplicativo computacional nas aplicações referentes ao cálculo de volume de sólidos geométricos. Os dados foram obtidos por meio da observação, dos registros feitos pelo professor em seu diário de campo e dos documentos produzidos pelos alunos. Os resultados demonstraram que, a utilização do aplicativo computacional auxiliou na visualização das imagens e na elaboração de simulações para a formação do conceito de integral dupla e auxiliou os alunos no cálculo do volume dos sólidos geométricos.
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
BISOGNIN, E.; RIBEIRO FONTOURA, L. Um Aplicativo Computacional para o Ensino de Integrais Duplas. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70669. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70669. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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