Um Aplicativo Computacional para o Ensino de Integrais Duplas

Autores

  • Eleni Bisognin UNIFRA
  • Leandro Ribeiro Fontoura UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70669

Palavras-chave:

Aplicativo Computacional, Conceito imagem e Conceito definição, Integral Dupla.

Resumo

Este trabalho buscou investigar as contribuições da utilização de um
aplicativo computacional, programado com o suporte do software Maple, para o ensino e aprendizagem do conteúdo de integrais duplas. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - RS. O referencial teórico para análise dos resultados baseou-se na teoria de Tall e Vinner (1981), sobre Conceito Imagem e Conceito Definição. A partir da aplicação de um teste diagnóstico, elaborou-se uma sequência didática para construir o conceito de integral dupla utilizando como recurso o aplicativo computacional nas aplicações referentes ao cálculo de volume de sólidos geométricos. Os dados foram obtidos por meio da observação, dos registros feitos pelo professor em seu diário de campo e dos documentos produzidos pelos alunos. Os resultados demonstraram que, a utilização do aplicativo computacional auxiliou na visualização das imagens e na elaboração de simulações para a formação do conceito de integral dupla e auxiliou os alunos no cálculo do volume dos sólidos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

BISOGNIN, E.; RIBEIRO FONTOURA, L. Um Aplicativo Computacional para o Ensino de Integrais Duplas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70669. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70669. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas