Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na Cultura Digital: a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano

Autores

  • Eduardo Britto Velho de Mattos CAp/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso IME-PGEMat-PGIE/UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes LEC-PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70690

Palavras-chave:

Intervenção do Professor, Projetos de Aprendizagem, Aprendizagem de Matemática, Cultura Digital

Resumo

O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

BRITTO VELHO DE MATTOS, E.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M.; DA CRUZ FAGUNDES, L. Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na Cultura Digital: a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70690. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70690. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC