Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na Cultura Digital: a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70690Palavras-chave:
Intervenção do Professor, Projetos de Aprendizagem, Aprendizagem de Matemática, Cultura DigitalResumo
O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
BRITTO VELHO DE MATTOS, E.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M.; DA CRUZ FAGUNDES, L. Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na Cultura Digital: a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70690. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70690. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).