Experienência de Integração da Experimentação Remota No Ensino De Física Do Ensino Médio: Percepção dos Alunos

Carine Heck, Karine dos Santos Coelho, José Pedro Schardosim Simão, Isabela Nardi da Silva, Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar a percepção dos
alunos do Ensino Médio acerca do uso e da integração da experimentação remota no ensino e aprendizagem de Física. A investigação foi desenvolvida na 3ª série do Ensino Médio na disciplina de Física de uma escola pública Estadual de Santa Catarina. A pesquisa foi precedida por um questionário que visava traçar o perfil tecnológico dos estudantes, e sucedida por outra que procurava verificar a opinião dos estudantes sobre experimentação remota e o impacto que estas tecnologias podem ter em sua educação por conta de proporcionarem aulas práticas. Na percepção dos alunos, a experimentação remota contribui para motivação no estudo de física e proporciona novas formas de aprender para além do quadro e giz.

Palavras-chave


Experimentação remota, ensino de física, educação básica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70662

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br