Aplicação da Robótica Educacional no Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo

Autores

  • Marden Eufrasio dos Santos MPET/IFAM
  • Andréa Pereira Mendonça MPET/IFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70638

Palavras-chave:

Robótica Educacional. Aprendizagem Matemática. Relações Métricas do Triângulo Retângulo. Alinhamento Construtivo.

Resumo

Pode Robótica Educacional ajudar no desenvolvimento de habilidades matemáticas em estudantes da Educação Básica? Neste artigo nós avaliamos tal potencial, considerando o estudo das relações métricas do triângulo retângulo e o desenvolvimento de duas habilidades: (i) identificação dos elementos geométricos em uma representação gráfica; (ii) elaboração, com base nos elementos envolvidos no problema, da equação algébrica e sua resolução para fornecer respostas aos problemas propostos. Para isto, nós planejamento e realizamos um estudo cujos resultados são discutidos neste artigo e demonstram que a Robótica se mostrou mais efetiva no desenvolvimento da primeira habilidade. Este trabalho resultou também em um caderno, disponível na Web, para auxiliar professores que desejam integrar a Robótica no estudo de assuntos de Geometria no currículo da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

EUFRASIO DOS SANTOS, M.; PEREIRA MENDONÇA, A. Aplicação da Robótica Educacional no Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70638. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70638. Acesso em: 25 set. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas