Edições anteriores
-
Informática na Educação: teoria & prática
v. 28 n. 1 (2025)Periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicado desde 1998, privilegia perspectivas interdisciplinares nas pesquisas que abordam temas relativos à tecnologia no universo educacional. Publicam-se dois números anualmente com artigos, pesquisas, relatos sobre trabalhos em andamento, resumos de teses e resenhas.
-
Informática na Educação: teoria & prática
v. 26 n. 2 (2023)Segunda edição do ano de 2023 da Revista Informática na Educação: teoria & prática, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação desde 1997. Dar continuidade a boas tradições é inovar na Educa瘘ão. Trazer disrupturas positivas é manter vivo o passado que nos trouxe até aqui.
-
Informática na Educação: teoria & prática
v. 25 n. 2 (2022)Tecnologias no Ensino de Matemática, Formação do Engenheiro e Aprendizagem Multimídia
-
Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
v. 24 n. 3 (2021)Terceira edição do ano de 2021, volume 24. -
Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação
v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021) -
Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
v. 23 n. 3 Set/Dez (2020)Recursos Didáticos Tutores Inteligentes Avaliação -
Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
v. 22 n. 3 Set/Dez (2019) -
Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
v. 22 n. 1 (2019)Primeira edição do ano de 2019: Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas Volume 22 Número 1 2019 -
Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
v. 21 n. 3 (2018)Processo Ensino-Aprendizagem Mineração de Dados Educacionais Recursos Educacionais -
ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018)Ensino Híbrido Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ensino de Informática -
Imagem Técnica: Ontologia, Arte e Sociedade
v. 21 n. 1 Jan/Abr (2018)ASPECTOS ÉTICOS E ESTÉTICOS DA IMAGEM -
JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
v. 20 n. 3 set/dez (2017)JOGOS DIGITAIS AVALIAÇÃO SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO -
MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
v. 20 n. 1 jan/abr (2017)A primeira Edição de 2017 da Revista Informática na Educação: teoria & prática apresenta artigos que tratam de 3 (três) temas de pesquisa Multimídia, Técnicas de Diagnóstico e Gamificação. Convidamos a todos a usufruir de uma leitura profícua. -
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
v. 19 n. 3 set/dez (2016)Esta edição traz duas seções de artigos com pesquisas e experiências relacionadas a duas grandes temáticas: a) a educação a distância; e b) as tecnologias em espaços escolares. Esperamos que esta seleção de artigos contribua significativamente para a reflexão e o desenvolvimento científico em ambas áreas. -
TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
v. 19 n. 2 (2016)O presente número da revista Informática na Educação : Teoria & Prática apresenta artigos que tratam de 3 (três) temas de pesquisa (i) Tecnologia Assistiva, (ii) Processo Ensino-Aprendizagem e (iii) Estética, convidamos a todos a usufruir da leitura das pesquisas e relatos aqui apresentados -
EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS
v. 19 n. 1 (2016)Este Dossiê trata de projetos desenvolvidos por professores em que arte, tecnologia e estética formam o lócus de suas pesquisas, e contemplam uma diversidade de abordagens mostrando amplos e multifacetados caminhos ao discutir processos da educação em arte. -
INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
v. 18 n. 2 (2015)A revista Informática na Educação: teoria & prática apresenta, nesse número último de 2015, um dossiê sobre Inclusão, que enuncia contextos diversos e ricos, ao discutir a temática em diferentes ambientes sócio-culturais; brinda-nos, ainda, com trabalhos do fluxo contínuo, os quais abordam experiências educacionais, diferentes metodologias e tecnologias. Por oportuno, aproveitamos esse espaço para destacar que, a partir desse número, a Prof.ª Dr.ª Liliana Maria Passerino passa a integrar a editoria da revista; e também para agradecer a especial e valiosa contribuição da Prof.ª Dr.ª Tania Mara Galli Fonseca nos anos em que participou como editora da mesma. -
Deleuze, Máquinas e Cyborgues
v. 13 n. 2 (2010) -
Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
v. 13 n. 1 (2010) -
Autopoiese, Enação e Tecnologias
v. 12 n. 2 (2009) -
Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
v. 12 n. 1 (2009) -
CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA
v. 11 n. 2 (2008) -
Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa
v. 11 n. 1 (2008) -
Tecnologia, Sentido e Complexidade
v. 10 n. 2 (2007) -
Aprendizagens, Interfaces e Tecnologias
v. 10 n. 1 (2007) -
Singularidades, Coletivos e Ética
v. 9 n. 2 (2006) -
Desafios do Virtual para Educação
v. 9 n. 1 (2006) -
Reflexões Interdisciplinares
v. 8 n. 2 (2005) -
Interação Humano - Máquina
v. 8 n. 1 (2005) -
Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação
v. 7 n. 2 (2004) -
Tecnologia Digital na Educação
v. 7 n. 1 (2004) -
Interfaces da Inclusão Digital
v. 6 n. 1 (2003) -
Aprendizagem em Ambientes Digitais
v. 5 n. 2 (2002) -
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
v. 5 n. 1 (2002) -
Plataformas para Suporte a Educação a Distância
v. 4 n. 2 (2001) -
Inteligências Múltiplas e sua Relação com a Informática na Educação
v. 4 n. 1 (2001) -
Novas Tecnologias na Educação
v. 3 n. 1 (2000) -
Informática Educacional
v. 1 n. 2 (1998)