Revisão sistemática sobre a formação professores da educação básica para ensinar Computação
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.140269Palavras-chave:
Formação de professores, Computação na Educação Básica, Pensamento computacionalResumo
A partir da homologação da Norma de Computação para Base Nacional Curricular
Comum no Brasil, em outubro de 2022, a capacitação de professores para ensinar temas
de Computação na Educação Básica tornou-se urgente, uma vez que não há professores
suficientes para atender as necessidades de implementação da referida norma. Neste
contexto, este artigo busca analisar pesquisas sobre formação de professores em
Computação, no período de 2005 a 2022. A pesquisa foi realizada por meio de uma
revisão sistemática de literatura nas bases de dados Periódicos (CAPES), Scopus
(Elsevier) e no Google Scholar. Foram identificados apenas 12 artigos, que foram lidos e
analisados. Os resultados indicam que a formação de professores em Computação é um
tema de pesquisa incipiente, que as capacitações ofertadas aos professores da educação
básica têm características heterogêneas, variando muito em relação à carga horária, às
ferramentas utilizadas, às modalidades e formas de oferta.
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Publicado 2024-12-22