Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
Publicado:
2010-03-05
Editorial
Editorial
Cleci Maraschin
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12306
Em Foco
Acoplamentos, vínculos e deficiência visual: sobre um vetor de atravessamento Varela-Latour
Virginia Kastrup, Alexandra Cleopatre Tsallis
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9598
Artigos
Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades
Maria Clara Costa Oliveira
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9553
Reflexões sobre cognição/subjetivação no ciberespaço na perspectiva da complexidade
Nize Maria Campos Pellanda
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11574
Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência
Christian Sade
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9604
Contribuições da abordagem autopoiética-enativa ao conceito de adaptação psicológica
Beatriz Sancovschi
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9552
Um estudo teórico sobre a noção de corpo: articulações com Merleau-Ponty e Francisco Varela
Laura Pozzana de Barros
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9336
Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
Regina Orgler Sordi, Maria Helena De-Nardin
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9918
A gênese afetiva da emoção e da cognição na consciência
Jerusa Machado Rocha
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9612
A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade
Eliane Arbusti Fachinetto
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9318
Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual
Virgínia Kastrup, Filipe Herkenhoff Carijó, Maria Clara de Almeida
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9605
Tecnologias videográficas como dispositivos para o exercício da cognição enativa
Graziela Pereira Lopes, Cleci Maraschin
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9722
Contribuições de Humberto Maturana e Francisco Varela para a Pesquisa em Comunicação
Deisimer Gorczevski
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9611
Refletindo sobre processos educativos em ambientes virtuais à Luz da Biologia do Conhecer
Eliana Maria Sacramento Soares, Jane Rech
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9347
Engendramento coletivo-singular na formação de professores
Sheyla Costa Rodrigues
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9608
Formação inventiva de professores e políticas de cognição
Rosimeri Oliveira Dias
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9313
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
Berenice Vahl Vaniel, Débora Pereira Laurino
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9654
A Percepção na Perspectiva da Biologia do Hominizar
Heródoto F. Bento-DeMello, Francisco Antônio Pereira Fialho
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9330
Imunologia, intencionalidade e acaso.
Nelson M. Vaz, Cláudia R. Carvalho
PDF ()
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9469
Resumos de Teses
Comunicação e Aprendizagem Matemática On-line: um estudo com o Editor Científico ROODA Exata
Marcia Rodrigues Notare
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12308
Mineração de Dados Educacionais para Geração de Alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Apoio à Prática Docente
Adriana Justin Cerveira Kampff
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12310
A Gestão em Cursos de Educação a Distância Via Internet: uma visão a partir dos Fatores Críticos de Sucesso
Daniela Rodrigues Cunha Retamal
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12312
Avaliação do Impacto da Usabilidade Técnica e Pedagógica no Desempenho de Aprendizes em E-learning
Doris Simone Reitz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12314
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processo de aprendizagem em química no ensino médio
Edson Luiz Lindner
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12316
Explorando Objetos de Aprendizagem na TV Digital: Estudo de Caso de Alternativas de Interação
Fábio de Jesus Lima Gomes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12318
Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres
Ilse Abegg
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12320
A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva
Leila Maria Araújo Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12322
Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB
Luis Carlos Costa Fonseca
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12324
A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
Mauren Porciuncula Moreira da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12326
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Mais lidos
Estéticas Contemporâneas: Estudos sobre a pluralidade artística.
74
ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS
73
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
49
O uso de recursos educacionais digitais para o ensino de biologia: uma revisão
34
UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
27
Palavras-chave