v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias

Publicado: 2010-03-05

Editorial

  • Editorial

    Cleci Maraschin
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12306

Em Foco

  • Acoplamentos, vínculos e deficiência visual: sobre um vetor de atravessamento Varela-Latour

    Virginia Kastrup, Alexandra Cleopatre Tsallis
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9598

Artigos

  • Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades

    Maria Clara Costa Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9553
  • Reflexões sobre cognição/subjetivação no ciberespaço na perspectiva da complexidade

    Nize Maria Campos Pellanda
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.11574
  • Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência

    Christian Sade
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9604
  • Contribuições da abordagem autopoiética-enativa ao conceito de adaptação psicológica

    Beatriz Sancovschi
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9552
  • Um estudo teórico sobre a noção de corpo: articulações com Merleau-Ponty e Francisco Varela

    Laura Pozzana de Barros
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9336
  • Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula

    Regina Orgler Sordi, Maria Helena De-Nardin
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9918
  • A gênese afetiva da emoção e da cognição na consciência

    Jerusa Machado Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9612
  • A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade

    Eliane Arbusti Fachinetto
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9318
  • Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual

    Virgínia Kastrup, Filipe Herkenhoff Carijó, Maria Clara de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9605
  • Tecnologias videográficas como dispositivos para o exercício da cognição enativa

    Graziela Pereira Lopes, Cleci Maraschin
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9722
  • Contribuições de Humberto Maturana e Francisco Varela para a Pesquisa em Comunicação

    Deisimer Gorczevski
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9611
  • Refletindo sobre processos educativos em ambientes virtuais à Luz da Biologia do Conhecer

    Eliana Maria Sacramento Soares, Jane Rech
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9347
  • Engendramento coletivo-singular na formação de professores

    Sheyla Costa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9608
  • Formação inventiva de professores e políticas de cognição

    Rosimeri Oliveira Dias
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9313
  • COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental

    Berenice Vahl Vaniel, Débora Pereira Laurino
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9654
  • A Percepção na Perspectiva da Biologia do Hominizar

    Heródoto F. Bento-DeMello, Francisco Antônio Pereira Fialho
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9330
  • Imunologia, intencionalidade e acaso.

    Nelson M. Vaz, Cláudia R. Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9469

Resumos de Teses

  • Comunicação e Aprendizagem Matemática On-line: um estudo com o Editor Científico ROODA Exata

    Marcia Rodrigues Notare
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12308
  • Mineração de Dados Educacionais para Geração de Alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Apoio à Prática Docente

    Adriana Justin Cerveira Kampff
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12310
  • A Gestão em Cursos de Educação a Distância Via Internet: uma visão a partir dos Fatores Críticos de Sucesso

    Daniela Rodrigues Cunha Retamal
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12312
  • Avaliação do Impacto da Usabilidade Técnica e Pedagógica no Desempenho de Aprendizes em E-learning

    Doris Simone Reitz
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12314
  • Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processo de aprendizagem em química no ensino médio

    Edson Luiz Lindner
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12316
  • Explorando Objetos de Aprendizagem na TV Digital: Estudo de Caso de Alternativas de Interação

    Fábio de Jesus Lima Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12318
  • Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Livres

    Ilse Abegg
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12320
  • A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva

    Leila Maria Araújo Santos
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12322
  • Um Assistente Pessoal de Aprendizagem Continuada na WEB

    Luis Carlos Costa Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12324
  • A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural

    Mauren Porciuncula Moreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.12326