O uso de recursos educacionais digitais para o ensino de biologia: uma revisão

Autores

  • Vladimir Stolzenberg Torres Secretaria Municipal do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Porto Alegre http://orcid.org/0000-0002-5027-7775
  • Dra. Daniela de Toni Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.139577

Palavras-chave:

Recursos educacionais digitais, Aplicativos educacionais, Ensino de biologia

Resumo

O uso de tecnologias no ensino tem sido amplamente pesquisado em todo o país, visto como ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A pandemia de Covid-19 causou distanciamento social, impactando o sistema educacional. Como alternativa, surgiram plataformas e recursos digitais para o ensino, incluindo na área da biologia. Este trabalho revisou o uso desses recursos, destacando seu potencial pedagógico interativo e inovador. Apesar do aumento de uso durante a pandemia, ainda existem barreiras para sua adoção plena por professores e alunos. Apesar de desafios, o uso desses recursos pode melhorar a metodologia de ensino e aprimorar a experiência de aprendizado dos estudantes de biologia. 

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Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Secretaria Municipal do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Graduado em Ciências Biológicas Graduado em Gestão Ambiental Especialista em (nove cursos) Mestre em Biociências Doutor em Informática na Educação Atua na área de gestão ambiental urbana profissionalmente e como pesquisador em ritual de matriz africana.

Dra. Daniela de Toni, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: drosophila, evolução, ecologia, santa catarina, cardini group e ensino de evolução. Tem interesse na área do Ensino de Genética e Evolução e atua em projetos de extensão envolvendo ensino de Biologia e divulgação científica. 

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

TORRES, V. S.; CRISTINA DE TONI, D. O uso de recursos educacionais digitais para o ensino de biologia: uma revisão . Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.139577. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/139577. Acesso em: 7 abr. 2025.
Recebido 2024-04-08
Aceito 2024-05-28
Publicado 2024-06-30