Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos do modelo de artigo da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que pode ser baixado em https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/libraryFiles/downloadPublic/829
  • O texto submetido deve ser inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • O texto será enviado obrigatoriamente em formato editável compatível com editores de texto: doc, docx ou rtf
  • Os dados dos autores deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Todos os autores devem ser indicados no ato da submissão na ordem de co-autoria. Uma vez iniciado o processo de avaliação não será permitida nenhuma alteração nem no número de autores (acréscimo ou retirada) e nem na ordem na que foram inseridos.
  • Os autores devem remover dados que permitam a identificação do autor, caso contrário, serão devolvidos. Para remover estes dados de identificação no Word, use o menu “Arquivo” > “Informações” > “Verificar se há problemas” > “Inspecionar documento” > “Inspecionar” > “Remover tudo”.
  • Os autores e coautores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, e os mesmos estão de acordo com os critérios éticos de sua área.
  • Os autores devem seguir atentamente as orientações de editoração da revista, após a aprovação do manuscrito, sendo expressamente de responsabilidade dos autores o seu cumprimento assim como a revisão ortográfica e de normas técnicas exigidas pelo corpo editorial no momento da edição do número da revista. O não cumprimento desses critérios poderá implicar no arquivamento do manuscrito (não publicação)
  • Um autor só pode assinar um artigo por número.
  • Os artigos devem ser escritos em português (preferencialmente), inglês, espanhol

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser inéditos, em português (preferencialmente), espanhol ou inglês, sendo o conteúdo, a correção linguística e o estilo de responsabilidade do autor.

A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à área específica e à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórica.

  • Artigos que não tenham foco em Informática em contextos educacionais serão rejeitados pelos editores, e não passarão pela revisão por pares.
  • Artigos que não tenham uma seção sobre Metodologia serão rejeitados pelos editores, e não passarão pela revisão por pares.
  • Artigos cujo Resumo não apresentar claramente a motivação e as questões da pesquisa, a metologia e os resultados, serão rejeitados pelos editores, e não passarão pela revisão por pares.
  • Artigos fora do modelo da revista serão devolvidos aos autores.
  • Em artigos que relatam desevolvimento de produto (por exemplos: sites, softwares, jogos, cursos, animações, vídeos, simulações, podcast, histórias em quadrinhos entre outros), sugere-se que o mesmo seja disponibilizado ao público.
  • Artigos de revisão que não atenderem aos seguintes critérios serão rejeitados editorialmente:
    • Apresentar de forma clara as questões de pesquisa
    • Justificar a necessidade de uma revisão bibliográfica.
    • Reflexões e posicionamento crítico a respeito das obras, demonstrando domínio sobre a literatura.
    • Justificar quando não forem incluídas bases de dados internacionais.
    • Clareza nas etapas metodológicas de busca e seleção de obras a serem analisadas.

Após a conferência pelos editores, cada artigo é examinado por dois pareceristas externos à equipe da revista ad hoc ou membros do Conselho Editorial, no sistema blind peer review, sendo necessários dois pareceres favoráveis para sua publicação. É importante salientar que o autor só pode assinar um artigo por número.

O artigo deverá ser encaminhado ao comitê editorial, através da página de submissões (depois de logar-se no sistema), na seguinte forma:

  • Nome de cada um dos autores e instituição, assim como deverá aparecer na publicação (completo, por extenso, somente prenome e sobrenome, etc) nos campos destinados ao preenchimento dos metadados. É importante salientar que, após aprovado, não há a possibilidade da inclusão de nomes de coautores no trabalho a ser publicado;
  • Título do artigo na língua de origem do texto, e em língua inglesa;
  • Resumo informativo, na língua de origem do texto e em língua inglesa, contendo até 150 palavras, indicando ao leitor contexto teórico, temático e problemático do artigo, finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas;
  • Palavras-chave (de três a cinco), na língua de origem do texto, separadas entre si por ponto, e com as iniciais maiúsculas, representando o conteúdo do artigo;
  • Corpo do Texto, que não deve ter identificação dos autores, deve apresentar fielmente os mesmos títulos indicados, seguidos do desenvolvimento do conteúdo do artigo, incluindo figuras e tabelas (o nome do autor será inserido no formulário de submissão, nos campos destinados ao preenchimento dos metadados);
  • O arquivo submetido deve ser do tipo Microsoft Word ou similar (.doc, docx ou rtf);
  • Os artigos deverão ter limite de 33.000 a 50.000 caracteres com espaço, incluindo resumo e abstract, títulos, notas de fim e referências bibliográficas;
  • Resenhas, assim como relatos e discussão de pesquisas ou experiências em andamento devem ter 1.500 a 3.000 palavras de igual formatação ao descrito acima, podendo excepcionalmente ultrapassar este limite, a critério da revista, ouvido o conselho editorial;
  • Resumos de teses – relacionados à temática central da revista - devem ter 150 a 500 palavras;
  • Artigos aceitos para publicação nas seções Em Foco e Ponto de Vista possuem autonomia em seu formato de apresentação;
  • Os textos devem ser encaminhados utilizando o Template da SBC, disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/libraryFiles/downloadPublic/829
  • O(s) autor(es) garante(m) que a obra é original e de sua autoria, com exceção de algumas passagens de texto, figuras, fotos e dados, cuja fonte está claramente referenciada e, que, quando necessário, estão acompanhados de permissão de reprodução emitida pelos detentores dos direitos autorais.

Política de Privacidade

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