O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.62540Keywords:
Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributosAbstract
O objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco (Org.); Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Louyola, 2011.
BARBOSA, Cláudia Maria Arôso Mendes. A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Volume 11, setembro, 2012, p. 83-100.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação: Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 08 maio 2014.
_____. Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 08 maio 2014.
_____. Referências de qualidade para a Educação Superior a distância. Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância: Brasília, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.Trad. ROCHA, L. O. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis: Vozes, 2010.
FILATRO, Andrea Filatro. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
_____. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac, 2007.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série idéias, São Paulo, n. 22, p. 51-59,1994.
KENSHI, Vani; OLIVEIRA, Gerson; CLEMENTINO, Adriana. Avaliação em
movimento: estratégias formativas em cursos online. (Org.) SILVA, Marcos;
KRATOCHWILL, Susan. Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva dialógica a partir do fórum on-line. In. SILVA, Angela Carrancho (Org.) Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 135-168.
LA TAILLE, Yves OLIVEIRA, Marta Kohl, DANTAS, Heloysa (1992). PIAGET, VYGOTSKY, WALLON: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. MORAN, José Manuel. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MERCADO, Luís P. Tutoria no Curso TV na Escola e os desafios de hoje. In:____. Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2006.
PALLOF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.
POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. A avaliação do aprendiz em EaD. In. LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: O estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009, p. 153-160.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2001.
SALVUCCI, Mara; LISBOA, Marcos J. A.; MENDES, Nelson C. Educação a Distância no Educação a Distância no Brasil: Fundamentos legais e implementação. Pontifí Brasil cia Universidade Católica de Campinas. RBAAD - Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, 2012, pp.50-62.
SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006, p. 79 – 89.
SILVA, Angela Carranho. Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
SOUZA, Carlos Alberto de.; SPANHO, Fernando José. LIMAS, Jeane Cristina de Oliveira; CASSOL, Marlei Pereira. Tutoria na educação a distância. Congresso ABED 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-tc-c2.htm. Acesso em: 4 de out. 2014.
VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. Pensamento e linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-04-16
Published 2016-11-05