v. 5 n. 1 (2002): AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Publicado: 2002-05-31

Artigos

  • ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia

    Julio Alberto Nitzke, Mara Lúcia Fernades Carneiro, Sérgio Roberto Kieling Franco
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4971
  • Considerações gerais sobre educação à distância a partir da perspectiva de alguns autores.

    Maria José Douzza Subtil
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.4972
  • As ciências cognitivas como base para a concepção metodológica da "pegada cognitiva": indicadores de aprendizagem em aprendizagem a distância.

    Solange Capaverde dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5226
  • Desafios na formação de tutores sócio-interacionistas para EAD.

    Cristiane F. de Aguillar, Elaine R. Maurício de Souza, Cléia S. Rodrigues, Marta Cardoseo L. C. Rego, Raquel M. Villardi
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5227
  • Sistema de acompanhamento de alunos a distância: aspecto fundamental no ensino aprendizagem por internet.

    Rita de Cássia Guarezi Gomes, Márcia Loch, Alessandra Barauna
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5228
  • Um ambiente virtual de ensino/aprendizagem para engenharia elétrica.

    Fernando Schaid, Maria Isabel Tim, Milton Antônio Zaro, Raymundo Ferreira Filho, Renato Henriques
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5230
  • O ensino da informática básica a distância: uma proposta de criação de cursos modulares.

    Roberto de Fino Bentes, Ricardo Timm Bonsembiante
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5231
  • Os softwares educativos são interativos.

    Joanez A. Aires, Edel Em
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5232
  • Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos: niveis de imersão e variações do observador.

    Maria Suzana Marc Amoretti, Liane Margarida rockenbach Tarouco
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5233
  • Mapas conceituais: abordagem comparativa de uma competência.

    Maria suzana Marc Amoretti, Alexandre Jesus da Silva Machado
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5234
  • Percepção semiotizada de "Las meninas" de Velázquez a partir do projeto CAVE of EVL

    Regina de Oliveira Heidrich, Marine Bello Flores, Solange Capaverde Santos, Daniela Peña Paiva, Luciano Gonçalves Paiva, Maria Suzana Marc amoretti
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5235
  • Efeitos de sentido da abertura do jornal nacional: perspectiva semiótica.

    Solange Capaverde Santos, Rosalina Duarte Medina, Rosalina de Oliveira Heidrich, Maria Suzana Marc Amoretti, Marine Bello Flores, Lizandra Kunzler, Karla Marques da Rocha, Daniela Peño Paiva
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.5240