Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou língua estrangeira. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.

Notícias

 

RBPAE no Instagram

 

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação acaba de criar um perfil no Instagram. Nosso intuito é estabelecer uma interação cada vez mais direta com autores, leitores, avaliadores e o público em geral, criando inclusive espaços para o diálogo. 

No perfil @rbpae vocês terão acesso a notícias, lives com autores, indicações de artigos, curiosidades sobre a revista e muito mais. 

Siga nosso perfil! @rbpae

 
Publicado: 2021-11-12
 

Resultado do Edital 01/2021 - Recebimento de propostas de dossiês temáticos para RBPAE em 2022

 

A Comissão de Avaliação do Edital 01/2021 torna público o resultado da seleção para o primeiro dossiê temático de 2022, a ser publicado no primeiro semestre. 

Dossiê selecionado: "Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção". Organizadoras: Profa. Dra. Deise Mancebo (Uerj) e Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

A Comissão agradece a todas as propostas enviadas e informa que as que não foram selecionadas serão novamente avaliadas para a seleção do dossiê a ser publicado no segundo semestre de 2022. A editoria fará comunicação direta com os organizadores e em breve divulgará mais informações. 

Marcelo Mocarzel

Sabrina Moehlecke

João Ferreira de Oliveira

Emilia Peixoto Vieira

Adriana Dragone

 

 

 
Publicado: 2021-09-30
 

TEMPO PARA PUBLICAÇÃO

 

Prezados(as) autores(as), 

devido ao grande número de artigos submetidos em 2021, especialmente para o Dossiê "Paulo Freire e a Gestão Educacional", informamos que arttigos em fluxo contínuo que venham a ser submetidos a partir de maio/2021 só poderão ser publicados nos números de 2022. Assim, o tempo de publicação não será menor que um ano. 

Agradecemos a compreensão. 

Os Editores

 
Publicado: 2021-05-24
 

Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID)

 

Caros leitores, autores e pareceristas,

Seguindo uma tendência de internacionalização e objetivando ampliarmos a visibilidade dos artigos publicados na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, solicitamos a todos os autores que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/). O ORCID é um identificador digital para o autor, indispensável nas revistas internacionais.

Solicitamos que, após o registro, atualize seu perfil na plataforma da RBPAE, utilizando seu login e senha.

Observação: caso tenha dúvidas, segue link de orientação: https://www.contentmind.com.br/orcid/

Atenciosamente,

Equipe Editorial da RBPAE

 
Publicado: 2018-09-05
 

PASSO A PASSO: SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS

 

Para um guia passo a passo de registro e submissão de artigos no nosso site, clique aqui.

Para um guia passo a passo de registro e avaliação de artigos (pareceristas), clique aqui.

 
Publicado: 2015-09-15 Mais...
 
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