A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública
DOI:
https://doi.org/10.21573/rbpae.v42i1.148254Palavras-chave:
Diretor escolar, Gestão escolar, Políticas públicasResumo
O texto versa sobre uma resenha do livro “A Gestão da Escola e o Trabalho do Diretor Escolar em Tempos de Gerencialismo na Educação Pública”, recente publicação realizada por Luís Gustavo Alexandre da Silva e Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, a qual oferece uma análise crítica sobre os impactos da nova gestão na administração das escolas públicas brasileiras, em especial no estado de Goiás. A obra examina como os princípios gerencialistas influenciam a cultura organizacional das escolas. Propõe uma análise das atuais políticas públicas, abordando efeitos sobre os resultados escolares. Representa uma importante contribuição ao debate sobre as transformações da gestão escolar no contexto das políticas neoliberais. No entanto, embora ofereça uma análise criteriosa dos efeitos do gerencialismo sobre o trabalho do diretor escolar, existe a ausência das vozes dos professores e estudantes que vivenciam cotidianamente os efeitos dessas reformas. Apesar dessas limitações, o livro provoca o leitor a refletir sobre os rumos da escola pública e o lugar da liderança escolar nesse cenário. Trata-se, portanto, de uma leitura necessária para educadores, pesquisadores e gestores comprometidos com a construção de uma escola pública crítica, democrática e socialmente referenciada.
Downloads
Referências
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra Madeira (org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018.
PARO, Victor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
PARO, Victor H. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
SILVA, Luis Gustavo Alexandre da; TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves. A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública. Curitiba: Appris, 2022. 149 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

