Desigualdades e acesso à Educação Superior: os casos dos cursos de Direito e de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - campus de Belém
DOI:
https://doi.org/10.22491/2236-5907143833Palavras-chave:
Financiamento do Ensino Superior, Custo do Ensino Superior, Acessibilidade ao Ensino Superior, Permanência no Ensino Superior, Desigualdade social e económicaResumo
O texto tem como objetivo analisar em que medida os custos de financiamento dos estudos poderiam limitar o acesso e a permanência dos estudantes de Ensino Superior até o final do curso. O estudo focou nos estudantes de Pedagogia e Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e utilizou esses casos para discutir as políticas de financiamento do Ensino Superior no Brasil. Constatou-se que os custos associados ao Ensino Superior público poderiam levar alguns estudantes a desistir ou dificultar a permanência até a conclusão do curso. As disparidades observadas entre os estudantes refletem as profundas desigualdades sociais e econômicas da sociedade brasileira.
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