O Controle Social no Financiamento da Educação Básica: a cidadania e a formação de conselheiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907118262

Palavras-chave:

Financiamento educacional, Formação continuada de conselheiros, CACS-Fundeb

Resumo

O artigo trata do controle social no financiamento da educação, apoiado em reflexões oriundas de um curso de formação continuada ofertado, no ano de 2020, aos conselheiros municipais do Fundeb e da educação, gestores públicos e estudantes da área de educação. Objetiva refletir sobre a práxis desses conselhos no RS, a partir de uma ação de extensão de formação continuada. A metodologia, de abordagem qualitativa, pautou-se na análise documental e na observação participante para construção e análise dos dados. Dentre algumas conclusões, compreende-se que a práxis dos conselhos está diretamente ligada ao conhecimento que as pessoas que os compõem têm sobre o financiamento da educação, o acompanhamento e controle na aplicação dos recursos, bem como a capacidade real de representatividade de seus segmentos. Destaca-se a necessidade de seguir-se refletindo sobre essas questões a fim de potencializar a atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb.

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Biografia do Autor

Calinca Jordania Pergher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Alegrete/RS – Brasil

Calinca Jordania Pergher é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) e Doutora em Educação.

Maria Goreti Farias Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Maria Goreti Farias Machado é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação.

Fabricia Sonego, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Alegrete/RS – Brasil

Fabricia Sonego é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) e Mestre em Educação.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Pergher, C. J., Machado, M. G. F., & Sonego, F. (2022). O Controle Social no Financiamento da Educação Básica: a cidadania e a formação de conselheiros. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 12. https://doi.org/10.22491/2236-5907118262

Edição

Seção

Artigos