Os Recursos Financeiros Descentralizados como Indutores da Gestão Democrática e Ferramentas para a Promoção da Qualidade do Ensino

Autores

  • Mariana Peleje Viana Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68638

Palavras-chave:

Recursos Financeiros Descentralizados. Gestão Democrática. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF). Verba de Adiantamento.

Resumo

O trabalho busca analisar as relações entre os recursos financeiros transferidos diretamente para a escola pública (por meio de programas governamentais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE, o Programa de Transferência de Recursos Financeiros, PTRF, e a Verba de Adiantamento, no âmbito da prefeitura municipal de São Paulo) e a promoção da qualidade do ensino e da gestão democrática da escola. Os estudos apresentados apontam que os recursos financeiros contribuem com a qualidade do ensino do ponto de vista da operacionalização, infraestrutura, aquisição de materiais pedagógicos e manutenção diária da escola, além disso, promovem o desenvolvimento de projetos pedagógicos, os quais, ao serem articulados com os recursos financeiros, podem se constituir como fatores indutores da gestão democrática e contribuir para a autonomia escolar. O estudo pretende contribuir com o debate sobre as políticas educacionais, tendo em vista também o contexto de implementação do Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Mariana Peleje Viana, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Mariana Peleje Viana é doutoranda (2016-2020) no programa de pós-graduação em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR. Graduada em Pedagogia (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), é mestra na linha “Estado, Sociedade e Educação"”pela FEUSP (2015).

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Publicado

2017-11-12

Como Citar

Viana, M. P. (2017). Os Recursos Financeiros Descentralizados como Indutores da Gestão Democrática e Ferramentas para a Promoção da Qualidade do Ensino. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68638

Edição

Seção

Artigos