Publicação v. 12 (2022)
2022-06-03
Convidamos a todas/os a lerem os artigos do v. 12 (2022) e da seção temática O Novo Fundeb e a Qualidade Social da Educação Infantil, organizada pelas professoras Ana Lúcia Goulart de Faria, Fabiana Oliveira Canavieira e Lisete Regina Gomes Arelaro.
Na seção entrevistas, publicamos uma entrevista com o professor Nicholas Davies.
Desejamos uma ótima leitura.
Márcia Jacomini
Editora
Theresa Adrião
Editora Associada
Artigos- Controle Social dos Recursos do FUNDEB: desafios e perspectivas do conselho em um município piauiense Jéssica Maiure Chaves Matos, Lucineide Maria dos Santos Soares, Marina Gleika Felipe Soares
- Polêmicas ao longo das discussões em torno do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Brasil Francisco José da Silva
- Creches e Pré-Escolas no Sistema de Educação Italiano: considerações sobre a história, as decisões e os recursos financeiros Maria Aparecida Antero Correia, Giuseppina Messetti
- Tributação e Mecanismos de Financiamento de Políticas Públicas de Educação Superior: notas teóricas e apontamentos críticos Fábio Ferreira Berrogain
- A Atuação de Atores Privados do Movimento Todos pela Base na Rede Estadual do Espírito Santo: mapeamento e caracterização Andresa Cóstola, Raquel Fontes Borghi
- Desigualdade no Financiamento da Educação Básica: panorama do valor anual total por aluno (VAAT) para o novo Fundeb Andreia Couto Ribeiro
- A Emenda Constitucional n° 95/2016 e as Implicações para os Recursos da Assistência Estudantil do IFRN Ramon Igor da Silveira Oliveira, Maria Aparecida dos Santos Ferreira
- Comparando os Recursos Financeiros do PDDE com as chamadas ‘Contribuições Espontâneas’ arrecadadas pelas Escolas Públicas Mariana Peleje Viana
- O Financiamento da Educação Infantil no Município de Londrina/PR (2015-2019) Aline de Barros Vidal Gonçalves
- Creches Conveniadas e Compra de Vagas na Cidade de São Paulo: formas de privatização da Educação Infantil Ana Paula Santiago do Nascimento, Cleber Nelson de Oliveira Silva, Eliano Macedo Souza, Felipe Alencar
- Os Manuais Orientadores da Contabilidade Pública e a Invisibilidade da Modalidade Educação Especial Marileide Gonçalves França, Vanessa Dias Bueno de Castro, Marcia Maurilio Souza, Rosângela Gavioli Prieto
- Financiamento e Autonomia de Gestão Financeira das Universidades Federais: uma análise do programa Future-se Carlos Fabricio Domingues Teixeira
- Apresentação Especial: uma femenagem à grande Lisete Arelaro Ana Lúcia Goulart de Faria, Fabiana Oliveira Canavieira, Lisete Arelaro
- O Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no Brasil e as Parcerias Público-Privadas na Educação Infantil: um panorama na perspectiva dos Princípios de Abidjan Andressa Pellanda, Koumbou Boly Barry
- Idukason di infánsia na Santiago Norte ku kes bran- bran di pandimia di COVID 19 (A Educação de Infância em Santiago Norte e os desafios da pandemia da Covid-19) Catarina Furtado Fernandes Delgado, Leila Eleanor Monteiro Veiga, Eleutério Moniz Afonso
- O Novo Fundeb e a Educação Infantil: da política de consenso neoliberal à práxis política emancipatória Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Marcos Antônio Soares
- Para Além do Acesso: o direito à educação infantil de qualidade exige financiamento adequado Maria Luiza Rodrigues Flores, Diego Lutz
- O Novo Fundeb e a Garantia do Direito à Educação das Crianças Manauaras Vanderlete Pereira da Silva, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
- Políticas Educacionais e o Financiamento à Creche em São Gonçalo/RJ: um estudo de caso (2011-2020) Fabiana Nery de Lima Pessanha
- A Oferta da Educação Infantil em Condições de Qualidade no Contexto no Novo Fundeb Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno
- Ataque ao Fundeb: intersecções entre ultraliberais e reacionários no projeto de privatização do fundo público Fernando Cássio, Fernanda Moura, Salomão Barros Ximenes
- Entrevista com Nicholas Davies Nicholas Davies