Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Fineduca – Revista de Financiamento da Educação tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões sobre a prática e promover o intercâmbio e o debate de ideias, contribuindo para o aperfeiçoamento das ferramentas analíticas e das concepções teóricas e metodológicas de seu campo de abrangência (financiamento da educação). Os artigos a serem submetidos a esse periódico devem cumprir com as seguintes exigências:

1. Artigos inéditos, em português, inglês ou espanhol:

A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 50.000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.

Resumos, no idioma do artigo e em inglês de, no máximo, 1.000 caracteres (com espaços) cada - incluídos logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es).

Até cinco palavras-chave no idioma do artigo e em inglês.

Texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.

2. Dados no alto da página incluindo:

Título do trabalho (no idioma do artigo e em inglês) - em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.  

3. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Os autores mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.:  (CALKINS, 1950, p.161).

4. As referências bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

5. As resenhas poderão ter, no máximo, 6 (seis) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: FARENZENA, N. A política de Financiamento da Educação Básica: rumos da legislação brasileira. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.

Palavras-chave e resumo não são necessários.

6. As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

7. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pelo site http://seer.ufrgs.br/fineduca .

8. Somente serão apreciados os textos que obedecerem aos itens 1 a 7 destas instruções para submissão de trabalhos.

9. Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas. Caso ocorram pareceres divergentes serão enviados para um terceiro consultor. Os autores receberão sempre os pareceres finais do Comitê Editorial.

10. A editoria reserva-se o direito de não publicar um artigo, caso o autor se recuse a efetuar as reformulações sugeridas pelos pareceres e salvaguarda ainda o direito de realizar alterações formais no texto final apresentado.

11. Fineduca reserva-se o direito, se achar conveniente, de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em intervalos menores que um ano.

12. A aceitação da matéria para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se à Fineduca o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.

13. Os dados do autor NÃO devem ser informados no arquivo de texto do artigo submetido, de modo a possibilitar a avaliação cega do trabalho. Tais dados devem ser exclusivamente informados na página de submissão do artigo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  2. O texto segue a todos os padrões de tamanho, estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  4. Meu identificador ORCiD consta no meu cadastro de autor (caso não conste, atualize seu perfil no portal da revista antes de enviar o artigo para submissão).

    Observe que o link do código do ORCID deve ser inserido sem o s no início da URL (o sistema não aceitará o erro):

    CERTO: http://orcid.org/0000-0001-9603-9732
    ERRADO: https://orcid.org/0000-0001-9603-9732

    A ausência do ORCiD impedirá a avaliação de seu artigo. Caso não possua um identificador ORCiD, visite o site http://orcid.org e registre-o gratuitamente.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.