Desigualdades e acesso à Educação Superior: os casos dos cursos de Direito e de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - campus de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907143833

Palavras-chave:

Financiamento do Ensino Superior, Custo do Ensino Superior, Acessibilidade ao Ensino Superior, Permanência no Ensino Superior, Desigualdade social e económica

Resumo

O texto tem como objetivo analisar em que medida os custos de financiamento dos estudos poderiam limitar o acesso e a permanência dos estudantes de Ensino Superior até o final do curso. O estudo focou nos estudantes de Pedagogia e Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e utilizou esses casos para discutir as políticas de financiamento do Ensino Superior no Brasil. Constatou-se que os custos associados ao Ensino Superior público poderiam levar alguns estudantes a desistir ou dificultar a permanência até a conclusão do curso. As disparidades observadas entre os estudantes refletem as profundas desigualdades sociais e econômicas da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Denise Braga, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UL), Lisboa – Portugal

Denise Braga é doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa) na especialidade em Administração e Política Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência no Ensino Superior pela UFPA. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA. Servidora efetiva da Secretária de Estado de Educação (SEDUC/PA). Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação; Políticas Públicas para o Ensino Superior; Expansão da Educação Superior, Financiamento da Educação Superior, Intensificação do Trabalho Docente e Trabalho Docente no Ensino Superior.

Belmiro Cabrito, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UL), Lisboa – Portugal

Belmiro Cabrito é professor associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Possui a graduação Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1972) e a graduação Licenciatura em Ciências Político-Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1978), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (1993) e doutorado em Política e Sistema Educativo pela Universidade de Lisboa (2000). Atualmente é membro da Unidade de Investigação e de Desenvolvimento em Educação e Formação-UIDEF do IEUL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Economia, Financiamento e Gestão da Educação.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Braga, D., & Cabrito, B. (2024). Desigualdades e acesso à Educação Superior: os casos dos cursos de Direito e de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - campus de Belém. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907143833

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