Data panel of the Direct Money to School Program (PDDE) at national level: proposals for monitoring PDDE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907129278

Keywords:

PDDE, School Financial Management, IdeGES, Panel, Education policy monitoring

Abstract

The paper presents the process of building a data panel and indicators called “Direct Money to School Program (PDDE) and school financial management in Brazil”, bringing data from a national survey carried out with 1,744 subjects from schools from all federated entities. The discussion presents theoretical-methodological aspects that indicate proposals for monitoring and (re)constructing PDDE indicators, with a specific focus on the PDDE's Decentralized Management Performance Index (IdeGES-PDDE).

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Author Biographies

Mariana Peleje Viana, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis/SC – Brasil

Mariana Peleje Viana é doutora em políticas educacionais (2020, bolsista CAPES), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), tendo sido integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, atuando também como Representante Discente do PPGE/UFPR (gestões de 2018 e 2019). Realizou Doutorado Sanduíche no exterior (Bolsista PDSE-CAPES) na Universidade Estadual do Texas/EUA, com foco em financiamento da educação e políticas educacionais. É mestra em educação pela Universidade de São Paulo (2015, bolsista CNPq), na área de Estado, Sociedade e Educação, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da USP. Atualmente é Orientadora Educacional efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis, tendo atuado também como pesquisadora bolsista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sul (Cecampe-Sul).

Lisiane Priscila Roldão Selau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Lisiane Priscila Roldão Selau é Professora Associada II do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora em Cursos de Especialização e Pesquisadora em Projetos de Data Science. Bacharel em Estatística pela UFRGS (2000), Licenciada em Estatística pela UFRGS (2002), Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS (2008) e Doutora em Administração na área de Sistema de Informação e Apoio à Decisão pela UFRGS (2012). Tem experiência na área de Modelagem para Gestão do Risco de Crédito, Planejamento e Análise de Experimentos e Educação Estatística.

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Published

2024-07-02

How to Cite

Viana, M. P., & Selau, L. P. R. (2024). Data panel of the Direct Money to School Program (PDDE) at national level: proposals for monitoring PDDE. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907129278

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