Painel de dados do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em âmbito nacional: propostas para o monitoramento do PDDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907129278

Palavras-chave:

PDDE, Gestão Financeira Escolar, IdeGES, Painel, Monitoramento de políticas educacionais

Resumo

O trabalho[1] apresenta o processo de construção de um Painel de dados e indicadores intitulado Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a gestão financeira escolar no Brasil, trazendo dados de enquete nacional realizada com 1.744 sujeitos representantes de escolas de todos os entes federados. A discussão apresenta aspectos teórico-metodológicos que indicam propostas para o monitoramento e (re)construção de indicadores do PDDE, com foco específico no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE).

 

[1]     Instituição financiadora: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

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Biografia do Autor

Mariana Peleje Viana, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis/SC – Brasil

Mariana Peleje Viana é doutora em políticas educacionais (2020, bolsista CAPES), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), tendo sido integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, atuando também como Representante Discente do PPGE/UFPR (gestões de 2018 e 2019). Realizou Doutorado Sanduíche no exterior (Bolsista PDSE-CAPES) na Universidade Estadual do Texas/EUA, com foco em financiamento da educação e políticas educacionais. É mestra em educação pela Universidade de São Paulo (2015, bolsista CNPq), na área de Estado, Sociedade e Educação, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da USP. Atualmente é Orientadora Educacional efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis, tendo atuado também como pesquisadora bolsista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sul (Cecampe-Sul).

Lisiane Priscila Roldão Selau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Lisiane Priscila Roldão Selau é Professora Associada II do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora em Cursos de Especialização e Pesquisadora em Projetos de Data Science. Bacharel em Estatística pela UFRGS (2000), Licenciada em Estatística pela UFRGS (2002), Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS (2008) e Doutora em Administração na área de Sistema de Informação e Apoio à Decisão pela UFRGS (2012). Tem experiência na área de Modelagem para Gestão do Risco de Crédito, Planejamento e Análise de Experimentos e Educação Estatística.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Viana, M. P., & Selau, L. P. R. (2024). Painel de dados do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em âmbito nacional: propostas para o monitoramento do PDDE. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907129278

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