O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO SOCIAL DA SUA PRÁTICA

Autores

  • Marina Brasiliano Salerno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila Lopes de Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Mayeda D'Angelo Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.78055

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Inclusão Educacional. Formação de Conceito.

Resumo

A formação inicial em Educação Física tem se reconstruído segundo os paradigmas inclusivos em implantação na sociedade. Assim, este estudo objetivou verificar o conceito de inclusão apresentado por estudantes universitários concluintes do curso de Educação Física em instituições públicas do estado de São Paulo. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionário a 322 acadêmicos. Os dados foram analisados pelo programa Iramuteq, por meio das análises de Classificação pelo Método de Reinert, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Como resultado, foi identificado que os discentes respondentes têm alcançado a construção de um conceito de inclusão condizente com a complexidade do princípio, considerando aspectos legais, sociais, psicológicos e afetivos imbuídos nessa proposta.

 

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Biografia do Autor

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.

Endereço: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Educação Física. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universitário. 79070900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 549.

Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.

 

Endereço:Avenida Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo
CEP 13.083-851, Campinas, SP, Brasil

Silvia Mayeda D'Angelo, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas.Campinas, SP, Brasil.

Endereço:Avenida Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo
CEP 13.083-851, Campinas, SP, Brasil

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas.

Universidade Estadual de Campinas.Campinas, SP, Brasil.

 

Endereço:Avenida Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo
CEP 13.083-851, Campinas, SP, Brasil



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Publicado

2018-09-30

Como Citar

SALERNO, M. B.; CARVALHO, C. L. de; D’ANGELO, S. M.; ARAÚJO, P. F. de. O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO SOCIAL DA SUA PRÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 721–734, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.78055. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/78055. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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