v. 24, n. 3, jul./set. 2018

Publicado: 2018-09-30

Artigos Originais

  • EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Rodrigo Lema Del Rio Martins, Luiza Fraga Tostes, André da Silva Mello
    705-720
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77519
  • O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO SOCIAL DA SUA PRÁTICA

    Marina Brasiliano Salerno, Camila Lopes de Carvalho, Silvia Mayeda D'Angelo, Paulo Ferreira de Araújo
    721-734
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.78055
  • A EXPERIÊNCIA DO SPORT EDUCATION NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UTILIZANDO O MODELO DE ENSINO EM UMA UNIDADE DIDÁTICA DE FUTSAL

    Tairone Girardon Vargas, Maríndia Mattos Morisso, Fernando Jaime González, Rosalvo Luis Sawitzki
    735-748
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79628
  • TPACKPEC: DESENHO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TIC EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Meritxell Monguillot Hernando, Montse Guitert Catasús, Carles González Arévalo
    749-764
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76681
  • TEMPO LIVRE E USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL

    Liana Abrão Romera, Raul Aragão Martins, Heloisa Heringer Freitas, Derick dos Santos Tinoco, Regina Cassia Rondina
    765-776
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81951
  • A PRESENÇA DE ANTHONY GIDDENS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: ENTRE A REFLEXÃO E O DESLIZE

    Gabriel Carvalho Bungenstab
    777-788
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81631
  • VÍNCULOS CLUBÍSTICOS DE FUNCIONÁRIOS INFAMES NO FUTEBOL PROFISSIONAL DA REGIÃO SUL DO RS: NARRATIVAS, PERTENCIMENTOS E IDENTIDADES

    Jones Mendes Correia, Gustavo da Silva Freitas, Alan Goularte Knuth
    789-800
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82642
  • “VAI JOGAR?” FATORES QUE INFLUENCIAM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Priscilla Rezende Pereira Figueiredo, Marisa Cotta Mancini, Marina De brito Brandão
    801-814
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79926
  • VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS DO FUTURO DOCENTE DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA

    Maria José Camacho-Miñano, María Prat Grau
    815-826
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79171
  • ESTRUTURA DAS TAREFAS DE TREINAMENTO EM MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

    Eduardo José Dallegrave, Alexandra Folle, Vinícius Plentz de Oliveira, Juarez Vieira do Nascimento
    827-842
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79792
  • O ESPORTE NOS ARRABALDES DO RIO DE JANEIRO: O CRICKET EM BANGU (1904-1912)

    Victor Andrade Melo, Nei Jorge Santos Junior
    843-858
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77680
  • OS JOGOS DAS CRIANÇAS NOS RECREIOS DAS ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DO NORTE DE PORTUGAL

    Vânia Sofía Pereira, José Eugenio Rodríguez Fernández, Beatriz Pereira, Isabel Condessa
    859-874
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76335
  • A AVALIAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DE JOVENS: DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS E APLICAÇÕES AO HANDEBOL

    Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia
    875-888
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.83620
  • APRENDIZAGEM TÁTICA EM ESPORTES DE INVASÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: INFLUÊNCIA DO NÍVEL INICIAL DE ALUNOS

    Santiago Guijarro-Romero, Daniel Mayorga-Vega, Jesús Viciana
    889-902
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79839
  • PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM TREINAMENTO ESPORTIVO: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

    Michel Milistetd, Vinicius Zeilmann Brasil, William das Neves Salles, Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Michel Angillo Saad
    903-916
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.74366
  • JOGOS TEATRAIS COM DROGADICTOS: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Sara Noêmia Cavalcanti Correia, Pierre Normando Gomes-da-Silva
    917-930
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73526
  • O MODELO DE SPORT EDUCATION NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

    Carlos Evangelio Caballero, Manuel Jacob Sierra-Díaz, Sixto González-Víllora, Francisco Javier Fernández-Rio
    931-946
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81689
  • CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DO IOGA NA CONDIÇÃO DE SAÚDE, ATITUDES E COMPORTAMENTOS DE MULHERES ADULTAS E IDOSAS

    Julio Mizuno, Jeniffer Zanetti Brandani, Silvia Deutsch, Fernanda Rossi, Henrique Luiz Monteiro
    947-960
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75680
  • CORPO E IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE MULHERES PRATICANTES DE BODYBUILDING

    Amanda Mello Andrade de Araújo, Alexandre Fernandez Vaz, Jaison José Bassani
    961-972
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76213
  • DIAGNÓSTICO SOBRE A ABORDAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ILHÉUS/BA

    Alexander Klein Tahara, Suraya Cristina Darido
    973-986
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75302
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    Andresa Caravage, Fátima Corrêa Oliver
    987-1000
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73957
  • DO IMPERFEITO AO MAIS-QUE-PERFEITO: A KALOKAGATHÍA DOS ATLETAS PARALÍMPICOS

    Luciane Maria Micheletti Tonon, Kátia Rubio
    1001-1014
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81675
  • CICLISMO URBANO COMO DIREITO HUMANO À MOBILIDADE ATIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO

    Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Rodolfo Franco Puttini, Luiz Gonçalves Junior, Sérgio Alejandro Toro-Arévalo
    1015-1028
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82908

Ensaios

  • CRÍTICA AO “ESCOLA SEM PARTIDO”: UM OLHAR PELA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Guilherme Bardemaker Bernardi, Carlos Alberto Perdomo Fazenda Junior
    1029-1040
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79511
  • A PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOULCH E O CONHECIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Christyan Giullianno de Lara Souza Silva, Bernard Andrieu, Terezinha Petrúcia da Nóbrega
    1041-1054
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85386