Sobre a Revista

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais. Nessa perspectiva, o periódico recebe, avalia e publica manuscritos que problematizem os fenômenos e os temas investigados, tendo como fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos aqueles oriundos das Ciências Humanas e Sociais. O periódico aceita manuscritos originais nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.

Publicação Contínua | ISSN 0104-754X | e-ISSN 1982-8918

Anúncios

A MOVIMENTO ESTIMULA A PUBLICAÇÃO DE VERSÕES EM LÍNGUA INGLESA

2021-05-14

A revista Movimento manifesta interesse e estimula os autores e autoras a publicarem os artigos aprovados em português também na versão em língua inglesa. O objetivo principal é a maior visibilidade e trânsito da produção científica da área da Educação Física em outros países; e por ser esta uma exigência das bases internacionais, nas quais a Movimento está indexada.

Saiba mais sobre A MOVIMENTO ESTIMULA A PUBLICAÇÃO DE VERSÕES EM LÍNGUA INGLESA

Edição Atual

v. 29, jan./dez. 2023
Publicado: 2023-02-04

Artigos Originais

  • Educação Física que não escolhe, acolhe

    Carlos Henrique Rego Gonçalves, Carlos Alberto Figueiredo da Silva
    e29003
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124789
  • O desenvolvimento profissional de uma treinadora brasileira de tênis no alto rendimento

    Willian Alexander Marchetti Moura, Fabrício João Milan, Caio Corrêa Cortela, Vitor Ciampolini, Michel Milistetd
    e29005
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124984
  • Docência em Educação Física e maternidades construindo outras inter-relações

    Gabriela Nobre Bins, Lisandra Oliveira e Silva, Simone Santos Kuhn, Tatiana Martins Terragno, Vera Regina Oliveira Diehl, Natacha da Silva Tavares, Caroline Maciel da Silva
    e29006
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124530
  • Currículo cultural outras possibilidades de pensar a ressignificação

    Welington Santana Silva Júnior, Mário Luiz Ferrari Nunes
    e29008
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124717
  • Influência dos tipos de agrupamento na competência social dos futuros professores Educação Física na implementação da aprendizagem cooperativa

    Jon Ortuondo Bárcena, David Hortigüela Alcalá, Lourdes Meroño García, Luis Mari Zulaika Isasti
    e29009
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.123333
  • “Ser mulher em um curso de futebol já é começar com um passo atrás” experiências das treinadoras em cursos da CBF Academy

    Karen Letícia Guimarães, Júlia Barreira, Larissa Rafaela Galatti
    e29010
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126706
  • Programa Segundo Tempo uma revisão sistemática da principal política pública de esporte educacional no Brasil

    Dirceu Santos Silva, Juliana Marta Antunes Ramos, Vinicius de Almeida Tonetti , Breno Brey D’auria
    e29011
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124377
  • A luta marajoara na atualidade percepções de atletas e ex-atletas da modalidade

    Murilo Nunes, Ítalo Campos, Carlos Borges, Marcelo Moreira Antunes
    e29012
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124101
  • Narrativas de professores de Educação Física na construção curricular em disputa presenças e ausências em cena

    João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra
    e29014
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.119602
  • Projetos de Educação Física co-tutorizados entre universidade e escola como contextos de aprendizagem colaborativa

    Carolina Nieva, Lurdes Martínez-Mínguez, Laura Moya Prados
    e29015
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126305
  • Consultoria colaborativa em Educação Física planejamento e implementação de programa para estudante com deficiência física

    Patrícia Santos de Oliveira, Mey de Abreu van Munster
    e29016
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.117590
  • Práticas corporais integrativas reflexões conceituais e metodológicas no campo da Educação Física e saúde

    Priscilla de Cesaro Antunes, Jéssica Félix Nicácio Martinez, Alex Branco Fraga
    e29017
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127188
  • Conhecimentos, afetos e justiça cognitiva no currículo cultural de Educação Física

    Flávio Nunes dos Santos Júnior, Marcos Garcia Neira
    e29018
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.118201
  • Educação Física e saúde na escola pública uma revisão sistemática da literatura

    Fábio Narduchi, Miriam Struchiner
    e29020
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.128492
  • Culturas infantis nas fotografias do parque Violeta Dória Lins (décadas de 1940 a 1960)

    Flávia Martinelli Ferreira, Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Ingrid Dittrich Wiggers
    e29021
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122828
  • Nada, pedala e corre análise qualitativa das motivações para a prática esportiva de triatletas amadores e profissionais

    Letícia Maria Cunha da Cruz, Aline Dessupoio Chaves, Clara Mockedece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Maria Elisa Caputo Ferreira
    e29022
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121238
  • Manuel Sérgio na Educação Física colombiana reflexões sobre as apropriações de sua teoria

    Felipe Quintão Almeida, Karen Lorena Gil Eusse
    e29023
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.129111
  • Práticas corporais na Amazônia contribuições para o currículo cultural na escola

    Ieda Oliveira Mota, Marta Genú Soares
    e29024
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.125435
  • Autoetnografia crítica na Educação Física escolar do estudo da experiência cultural à reconstrução da prática docente

    Leandro Oliveira Rocha, Samuel Nascimento de Araújo, Márcio Cardoso Coelho, Fabiano Bossle
    e29025
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122746
  • Nas privadas recreação, nas públicas educação as características das disciplinas relacionadas ao lazer nos cursos de Educação Física

    Fernando Resende Cavalcante, Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Ari Lazzarotti Filho
    e29026
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127561
  • Narrativas de clube androcêntricas no futebol espanhol cobertura de mídia impressa das equipes de homens e mulheres do Athletic Bilbao

    Fernando Gutiérrez-Chico, Iñigo González-Fuente
    e29027
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.125765
  • Conhecimento sobre identidade profissional docente na Educação Física

    Orlando Marreiro de Souza Júnior, Paulo Clepard Silva Januario, Maria Luiza de Jesus Miranda, Graciele Massoli Rodrigues
    e29028
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.120687
  • O papel pedagógico do analista de desempenho das categorias de base do futebol brasileiro

    Manoel Eduardo do Prado Shamah, Gibson Moreira Praça, José Cicero Moraes, Rodrigo Carlet, Thiago José Leonardi, Rogério Da Cunha Voser
    e29029
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126473
  • Naturalização no futebol chinês questões jurídicas, nacionalismo e identidade

    Dongye Lyu, Emanuel Leite Junior
    e29031
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.125536
  • Equidade de gênero e motivação em Educação Física Poderia ajudar-nos a hibridação de modelos pedagógicos?

    Ismael López-Lemus, Fernando Del-Villar Álvarez, Alexander Gil-Arias, Alberto Moreno-Domínguez
    e29032
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.128080
  • Influência da cultura machista na prática de exercício físico em idosos

    Ricardo Martín-Moya, Carmen Trigueros Cervantes, Virginia Tejada Medina, Enrique Rivera García
    e29033
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.117522
  • Financiamento do esporte no Distrito Federal fontes, magnitude e direcionamento dos gastos de 2009 a 2019

    Leandro Casarin Dalmas, Fernando Henrique Silva Carneiro, Fernando Mascarenhas, Pedro Athayde
    e29035
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.128388
  • Treinadores de futsal brasileiros de elite aspectos influenciadores da escolha da profissão e da construção da competência profissional

    Eduardo Krolow Carniel, Isabel Mesquita, Patrícia Coutinho, Cláudio Farias
    e29036
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127904
  • Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires sentidos construídos por atletas sul-americanos

    Adriano Lopes de Souza, Thayse Mayan Alarcon Ferreira, Otávio Tavares
    e29037
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124246
  • Análise da contribuição financeira para o esporte de elite no Chile

    Rodrigo Venegas-Yazigi, Claudio Bossay-Salinas, Cristián Cofré-Bolados, Leandro Mazzei, Daniel Duclos-Bastías
    e29038
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126532
  • Educação Física Cultural o currículo em ação pela ótica docente

    Anna Carolina Carvalho de Souza, Marcos Garcia Neira, Silvio de Cassio Costa Telles
    e29039
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127698
  • Entre linhas de romances histórias do esporte no Brasil (décadas de 1920 e 1930)

    Regina Helena Alencar Ribeiro, Nara Romero Montenegro, Carmen Lúcia Soares
    e29040
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.131740

Ensaios

  • Menos Educação Física, menos formação humana, menos educação integral

    Vicente Molina Neto
    e29001
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.125819
  • Arte rupestre a cultura corporal do movimento antes do Brasil

    Marcial Cotes, Leandro Paiva, Artemis de Araújo Soares, Michel Justamand, Gabriel Oliveira, Vitor José Rampaneli de Almeida
    e29002
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126910
  • Movência um elogio à Educação Física e ao Esporte

    Juliano de Souza
    e29004
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121546
  • O futebol e a sociabilidade a ginga habermasiana e dionisíaca

    Marco Bettine
    e29007
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121508
  • A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos considerações para contextos de estágios

    Paula Simarelli, Michel Milistetd, Roberto Rodrigues Paes
    e29013
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.126404
  • Atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física Escolar

    Luis Fernando Lacerda Lence, Bento Selau
    e29019
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.123072
  • Importância dos estudos qualitativos na compreensão do significado da prática de atividade física entre idosos

    Maria Claudia Martins Ribeiro, Dante Marcello Claramonte Gallian , Simeão Donizeti Sass, Luiz Roberto Ramos
    e29030
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124048
  • Desde uma potência poética do movimento, para uma ação poética no campo da Educação Física

    Gianfranco Ruggiano
    e29034
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127401
Ver Todas as Edições

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais. Nessa perspectiva, o periódico recebe, avalia e publica manuscritos que problematizem os fenômenos e os temas investigados, tendo como fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos aqueles oriundos das Ciências Humanas e Sociais. O periódico aceita manuscritos originais nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.

Publicação Contínua | ISSN 0104-754X | e-ISSN 1982-8918