O LAZER NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIVERSIDADES E TENDÊNCIAS

Autores

  • Fernando Resende Cavalcante Universidade Federal de Jataí (UFJ). Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde. Jataí, Goiás http://orcid.org/0000-0002-6992-6261
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO http://orcid.org/0000-0003-0610-2641

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.114216

Palavras-chave:

Atividades de Lazer. Currículo. Educação Física. Educação Superior.

Resumo

O objetivo deste artigo foi caracterizar as disciplinas relacionadas ao lazer nos currículos dos cursos de Educação Física do Brasil. Foi utilizada metodologia mista e a técnica Análise Categorial. Como conclusões o lazer parece ocupar pouco espaço na quantidade de disciplinas e no tempo dedicado a elas. A localização no fluxo curricular é diversa, entretanto no bacharelado as disciplinas tendem a estar na primeira metade da formação. As ementas diversificam suas relações com outros temas, todavia, se destacam a recreação, as políticas públicas, a educação, a cultura e o esporte. Nos enfoques há preponderância dos teórico-conceituais em detrimento dos instrumentais. As bibliografias são diversificadas e identifica-se uma ampla presença dos livros, com a valorização de obras introdutórias e conceituais. O autor mais referenciado é Nelson Carvalho Marcellino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Resende Cavalcante, Universidade Federal de Jataí (UFJ). Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde. Jataí, Goiás

Graduado em educação física licenciatura pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014-2017) e mestre em educação física pela Universidade de Brasília (2018-2012). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação-GEPELC internamente à Universidade Federal de Goiás e professor da Universidade Federal de Jataí.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, foi Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança 2014/2018. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Mestrado Profissional em Educação Física em rede. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação de professores de Educação Física, o esporte e o lazer. É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

CAVALCANTE, F. R.; LAZZAROTTI FILHO, A. O LAZER NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIVERSIDADES E TENDÊNCIAS. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27056, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.114216. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/114216. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais