O TRATO COM O CONHECIMENTO DA GINÁSTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS: APONTAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.87783Palavras-chave:
Educação. Educação Física. Ginástica. Zona rural.Resumo
O texto tem como objetivo identificar as contribuições teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Abordagem Crítico-Superadora (ACS) para o trato com o conhecimento da Ginástica, em classes multisseriadas, nas escolas públicas do campo. Partindo da realidade concreta das escolas que estão sendo fechadas em decorrência da aplicação da política baseada em ajustes estruturais e da negação sistemática do acesso ao conhecimento clássico, na disciplina Educação Física, para os estudantes do campo, estamos apresentando elementos teórico-metodológicos advindos da PHC e da ACS para subsidiar o trabalho educativo e suas possibilidades superadoras no trato com o conhecimento da Ginástica.
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