Referências e referenciais para o ensino do Basquete 3x3 da Educação Física escolar

Autores

  • Douglas Vinicius Carvalho Brasil Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), Campinas, SP. Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), Limeira, SP. Associação Esportiva Cultural Pentágono (A.E.C.P.), Sumaré, SP. https://orcid.org/0000-0002-0797-6319
  • Gilson Santos Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS. Campinas, SP. Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI. Campinas, SP. https://orcid.org/0000-0002-1472-2480
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), Campinas, SP. https://orcid.org/0000-0002-9165-4362

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.121634

Palavras-chave:

Basquete 3x3, Educação Física, Escola, Pedagogia do Esporte

Resumo

Em 2021, por ocasião dos XXXII Jogos Olímpicos, o Basquete 3x3 (B3x3) estreou como esporte olímpico. Destarte, o objetivo deste ensaio é apresentar argumentos, referenciais e referências para ensinar o B3x3 da Educação Física Escolar (EFE). A partir dos referenciais da Pedagogia do Esporte (PE) e de diferentes facilitadores, refletimos e indicamos a possibilidade de problematizar a gênese, desenvolvimento, os fundamentos e ações técnico-táticas do B3x3, os valores ético-morais do Esporte e a criação, junto aos estudantes, de normas e condutas para a prática do B3x3 da EFE de modo crítico, não limitando à reprodução do esporte olímpico na escola. Consideramos que a partir dos referenciais da PE, o B3x3 da EFE possibilita vivências e diálogos com outras práticas corporais e a problematização de questões sociais que podem contribuir com uma formação positiva, crítico-reflexiva e ampla de estudantes mediante a prática do B3x3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vinicius Carvalho Brasil, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), Campinas, SP. Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), Limeira, SP. Associação Esportiva Cultural Pentágono (A.E.C.P.), Sumaré, SP.

Possui mestrado (2019), bacharelado (2016) e licenciatura (2021) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, mesma faculdade na qual atualmente cursa Doutorado. É especialista em "Desenvolvimento Esportivo" (2018) e "Aperfeiçoamento e Aprofundamento em Esporte" (2019), ambos com ênfase em Basquete 3x3 pela Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro. Possui capacitação em Skateboard pela Confederação Brasileira de Skate e Federação Paulista de Skate e em Basquete 3x3 pela Confederação Brasileira de Basketball.

É Membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) e da Associação Esportiva Cultural Pentágono (AECP) de Sumaré-SP. 

Tem como principais temas de pesquisa: Pedagogia do Esporte,  Skateboard, Basquete 3x3 e Basquete de Rua. Possui ainda experiência no campo da Educação Física, atuando principalmente enquanto professor e treinador de Skateboard, Basquete 3x3 e Basquete de Rua. Além de ser praticante destas práticas corporais há mais de 10 anos.

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS. Campinas, SP. Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI. Campinas, SP.

Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - e mestrado (2018) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Atualmente é estudante e facilitador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), arte-educador circense no Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) de Mogi Mirim/SP e estudante de doutorado na FEF/Unicamp. É membro do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS e do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, jogos circenses, arte-educação, educação física, educação, lúdico e jogos.

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), Campinas, SP.

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).

Referências

Adjapong, Edmund. Exploring hip-hop pedagogy for the advancement of girls of color in science. Urban Education, v. 56, n. 6, p. 843-871, 2021.

ALEXANDRE, Bruna; AZINARI, Amanda Pereira da Silva. Basquete de rua em Juara/MT: diagnósticos, possibilidades e reflexões a partir da extensão universitária. Revista de Comunicação Científica, v. 1, n. 1, p. 63-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/1395/1376. Acesso em: 6 set. 2021.

BALBINO, Hermes Ferreira; GALATTI, Larissa Rafaela; FERREIRA, Henrique Barcelos; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: significações da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar. (org.). Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 41-68.

BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.

BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; GONZALEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina. Conteúdo Esporte nos Currículos Estaduais Brasileiros. In: GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar; PAES, Roberto Rodrigues (org.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do esporte. Campinas: Unicamp, 2017. v. 2. p. 87-104.

BAYER, Claude. La enseñanza de los juegos deportivos colectivos: baloncesto, futbol, balonmano, hockey sobre hierba y sobre hielo, rugby, balonvolea, waterpolo. 2. ed. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1992.

BELBENOIT, Georges. O desporto na escola. 2. ed. Santos: Editorial Estampa, 1976.

BENTO, Jorge Olímpio. Da Pedagogia do desporto. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSON, Ricardo Demetrio de Souza. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 26-40.

BERMÚDEZ ESCOBAR, Miguel Angel. El doping, un artificio inútil. El Correo de la Unesco. Deporte y competición, ano XLV, p. 31-33, 1992.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor. Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/01n1/4_Irene_form.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

BETTI, Mauro. Educação Física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Journal of Physical Education, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BETTI, Mauro. Mídias: aliadas ou inimigas da Educação Física escolar. Motriz, v. 7, n. 2, p. 125-129, 2001.

BOOP, Michael. Almanaque do melhor basquete do mundo. São Paulo: Panda Books, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Como se pode ser esportivo? In: BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1983. p. 136-153.

BOZZA, Patricia; RECHIA, Simone; GIRARDI, Vania Lucia. HIP HOP: juventude e identidade cultural. Revista Científica Interdisciplinar Interlogos, v. 7, p. 46-63, 2020.

BRACHT, Valter. “A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 7, n. 6, p. 62-68, 1986.

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 87-101, 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/765. Acesso em: 6 set. 2021.

BRAGA, Italo Nunes; GARCEZ, Francisco Ygor de Sousa; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Harlem Globetrotters: a magia do basquetebol. Revista Encontros Universitários da UFC, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho. Basquete 3x3: reflexões a partir da Pedagogia do esporte. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho. Pedagogia do esporte: o basquete de rua praticado na região metropolitana de Campinas. 2016. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; LEONARDI, Thiago José; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. O basquete de rua nos espaços de lazer da região metropolitana de Campinas. Revista Licere, v. 21, n. 4, p. 144-165, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1934. Acesso em: 6 set. 2021.

BRASIL, Douglas Vinícius Carvalho; RIBEIRO, Alex Natalino. Basquete 3x3: surgimento e institucionalização. Ananindeua, PA: Itacaiúnas, 2020.

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; RIBEIRO, Alex Natalino; SCAGLIA, Alcides José. O Basquete 3x3 como facilitador para o desenvolvimento positivo de jovens. 2019. E-Balonmano.com: revista de Ciencias del Deporte, v. 15, n. 3, p. 187-196, 2019. Disponível em: http://e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/475/pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BRASIL. Ministério do Esporte. Comissão de Especialistas em Educação Física. Dimensões pedagógicas do esporte. Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, 2004.

CAILLAT, Michel. ¿Tiene el deporte una moral? El Correo de la Unesco. Deporte y competición, ano XLV, p. 37-40, 1992.

CANAN, Felipe; SILVA, Rogério Vaz da. Considerações histórico-sociológicas acerca do basquete de rua e suas possíveis relações com a Educação Física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 65-77, 2013. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/8294/6463. Acesso em: 6 set. 2021.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento, v. 18, n. 4, p. 55-75, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/29643/23448. Acesso em: 6 set. 2021.

CÔTÉ, Jean; TURNNIDGE, Jennifer; EVANS, M. Blair. The dynamic process of development through sport. Kinesiologia Slovenica, v. 20, n. 3, p. 14-26, 2014. Disponível em: https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20153395419. Acesso em: 6 set. 2021.

CÔTÉ, Jean; TURNNIDGE, Jennifer; VIERIMAA, Matthew; EVANS, Blair; GALATTI, Larissa Rafaela. Quadro teórico para o desenvolvimento de valores pessoais no processo dinâmico de desenvolvimento pelo esporte. In: GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo César; PAES, Roberto Rodrigues (org.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte. Campinas: Editora da Unicamp. 2017. v. 2, p.15-40.

DAOLIO, Jocimar. Cultura: Educação Física e futebol. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 4, p. 99-104, 2002. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/478/503. Acesso em: 6 set. 2021.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. A Educação Física na escola: implicações para prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DE ROSE JUNIOR, Dante; BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; SANTOS, Sileno da Silva. O basquetebol olímpico, paralímpico e 3x3: números e curiosidades. São Paulo: Edições EACH, 2022. 1 ebook. DOI: https://doi.org/10.11606/9786588503188.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Os usos da mídia em aulas de Educação Física Escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, v.18, n.3, p. 183-202, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/27108/21145. Acesso em: 19 out. 2021.

DUARTE, Ruy J. Braga. O basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador. Revista África e Africanidades, v. 2, n. 8, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/Basquete_de_rua.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. Deporte y ocio en el proceso de la civilización. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1992.

FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, v. 18, n. 1, p. 120-129, 2012.

FERNÁNDEZ FRAGA, Fernando; GARCÍA RIVERO, Concepción. Programación de una unidad didáctica: perfeccionamiento em baloncesto. Revista de Investigación en Educación, n. 6, p. 183-191, 2009. Disponível em: https://revistas.webs.uvigo.es/index.php/reined/article/view/1840/1751. Acesso em: 6 set. 2021.

FIBA. Official 3x3 Basketball Rules. 18 de novembro de 2021. Disponível em: https://fiba3x3.com/docs/fiba-3x3-basketball-rules-full-version.pdf. Acesso em: 20 de jul. de 2022.

FIELDING; Lawrence W.; MILLER, Lori K.; BROWN, James R. Harlem Globetrotters International, Inc. Journal of Sport Management, v. 13, n. 1, p. 45-77, 1999. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsm/13/1/article-p45.xml. Acesso em: 6 set. 2021.

FONTANA, Roseli Cação. O corpo aprendiz. In: CARVALHO, Yara Maria; RUBIO, Katia (org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

FREIRE, João Batista. Ensinar esporte, ensinando a viver. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREITAS, Armando; VIEIRA, Silvia. O que é basquete: história, regras, curiosidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o livro didático como mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, v. 16, n. 3, p. 751-761, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p751. Acesso em: 22 nov. 2021.

GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088/13665. Acesso em: 6 set. 2021.

GALATTI, Larissa Rafaela; SERRANO, Pedro; SEOANE, Antonio Montero; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9207/pdf_12. Acesso em: 22 nov. 2021.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte e educação física escolar: uma proposta a partir das modalidades coletivas. In: GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo César; PAES, Roberto Rodrigues (org.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do esporte. Campinas: Editora da Unicamp. 2017. v. 2, p. 151-172.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (org.). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos – FCDEF-UP, 1994. p. 11-25.

GÓMEZ-MÁRMOL, Alberto; SÁNCHEZ-ALCARAZ, Bernardino Javier; MOLINA-SAORÍN, Jesús; BAZACO, Maria. Violencia escolar y autoimagen en adolescentes de la región de Murcia (España). Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, v. 17, n. 68, p. 677-692, 2017. Disponível em: https://revistas.uam.es/rimcafd/article/view/9095 . Acesso em: 22 out. 2021.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia de ensino dos esportes coletivos. Vitória, PR: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GOULD, Daniel; CARSON, Sarah. Life skills development through sport: Current status and future directions. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 1, n. 1, p. 58-78, 2008.

GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (org.). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos – FCDEF-UP, 1994.

GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino (org.). Iniciação esportiva universal: 1. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

HENQUET, Pierre. Um concepto multiforme. El Correo de la Unesco: Deporte y competición, ano XLV, p. 9-14, 1992.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

HIRAMA, Leopoldo Katsuki. Valores que o esporte ensina: intervenções pedagógicas para a formação da personalidade moral. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

International Olympic Committee. What are the new events on the programme of the Summer Games in Tokyo 2020? 2021. Disponível em: https://olympics.com/ioc/faq/sports-programme-and-results/what-are-the-new-events-on-the-programme-of-the-summer-games-in-tokyo-2020-1. Acesso em: 22 out. 2021.

International Olympic Committee. When 3x3 basketball first rocked the YOG. 2017. Disponível em: https://olympics.com/ioc/news/when-3x3-basketball-first-rocked-the-yog. Acesso em: 6 set. 2021.

JACKSON, Guy. Dopaje por la gloria em Alemania Oriental. El Correo de la Unesco. Deporte: ganar a cualquier precio. p. 10-11, Sept. 2006.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 1994.

LEITÃO, Arnaldo Sifuentes Pinheiro. Ética e educação física escolar: uma proposta de intervenção no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

LOMBADO, Ben. The Harlem Globetrotters and the perpetuation of the black stereotype. Physical Educator, v. 35, n. 2, 1978.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 414-430, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743. Acesso em: 22 nov. 2021.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405-418, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/48275/34216. Acesso em: 6 set. 2021.

MAHEU, René. El deporte es una educación. El Correo de la Unesco. Conducta y caracter en el deporte, ano XVII, n. 1, p. 4-9, 1964.

MEDINA, João Paulo Subira. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. São Paulo: Papirus, 2013.

OLIVEIRA FILHO, A. História do basquete de rua. Rio de Janeiro, dezembro, 2006. Disponível em: https://lusb.wordpress.com/a-historia-do-basquete-de-rua/. Acesso em: 5 maio 2014.

OLYMPIC COUNCIL OF ASIA. The 2nd Asian Indoor Games were held in Macau, China…. 2010. Disponível em: https://web.archive.org/web/20100613092236/http://ocasia.org/Game/GameParticular.aspx?GPCode=4#. Acesso em: 6 set. 2021.

PAES, Roberto Rodrigues. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

PAES, Roberto Rodrigues. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: ULBRA, 2001.

PAIXÃO, Jefferson Martins. Estudo dos métodos de ensino dos jogos coletivos esportivizados de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deportes y sociedades: léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2008.

PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion, n. 130, p. 483-498, 2014.

PETROV, Lyudmil; BONEV, Martin. Training program for adolescent basketball players aged 12–14, practicing basketball 3x3. Journal of Physical Education and Sport, v. 18 suppl. n. 5, art. 315, p. 2097–2100, 2018.

REIS, Heloísa Helena Baldy dos. O ensino dos jogos coletivos esportivizados na escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 18, n. 2, p.154, 1997.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo César. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: conceito e cenário contemporâneo. In: REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar (org.). Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 19-40.

RICOEUR, Paul. Ética e moral. Covilhã: LusoSofia, 1990.

SADI, Renato Sampaio; DAOLIO, Jocimar; BRITO, Marcelo de Brito; AZEVEDO, Aldo Antonio de; SUASSUNA, Dulce; SOUZA, Adriano de. Esporte, política e sociedade. Brasília: Universidade de Brasília, CEAD, 2004a.

SADI, Renato Sampaio; FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José; SOUZA, Adriano José de. Pedagogia do esporte. Brasília: Universidade de Brasília, CEAD, 2004b.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: SE, 2011.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva ; GALATTI, Larissa Rafaela. A contribuição da pedagogia do esporte ao ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, Alcyane; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli (org.). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: Editora da UDESC, 2014. p. 45-86.

SILVA, Carlos Alberto Figueiredo; CORREIA, Adriana Martins. Espetáculo e reflexividade: a dimensão estética do basquete de rua. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 1, p. 107-122, 2008. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/194. Acesso em: 22 nov. 2021.

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; MILLEN NETO, Alvaro Rego; FERREIRA, Alexandre da Costa. A Pedagogia do esporte na Educação Física no contexto de uma escola eficaz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 2, p. 297-310, 2013.

SOARES, Carlos Alex Martins; SOARES, Celia Maria Chagas; GUIMARÃES, Álvaro. Basquete 3x3: Que jogo é esse? In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 31., Pelotas. [Anais...], Pelotas: ESEF/UFPEL, 2012. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/basquete-3x3-que-jogo-esse.pdf. Acesso em: 24 dez. 2018.

SOARES, Carmen Lucia. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, supl. 2, p. 6-12, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139637. Acesso em: 6 set. 2021.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

STIGGER, Marco Paulo. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte da escola. Movimento, v. 7, n. 14, p. 67- 86, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2609/1243. Acesso em: 6 set. 2021.

STORM, Margaret K.; WILLIAMS, Kendra N.; SHETTER, Elinor M.; KAMINSKY, Julia; LOWERY, Caitlin M.; GALL, Julia; CALDAS, Stephanie V.; WINCH, Peter J. Sink or swim: promoting youth development through aquatics programs in Baltimore, Maryland. Journal of Park and Recreation Administration, v. 35, n. 1, p. 66-79, 2017. DOI: https://doi.org/10.18666/JPRA-2017-V35-I1-7295.

THOMAS, Damion. Around the world: problematizing the Harlem Globetrotters as Cold Warriors. Sport in Society, v. 14, n. 6, p. 778-791, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17430437.2011.587292. Acesso em: 6 jul. 2022.

TOZETTO, Alexandre Bobato; MILISTETD, Michel; COLLET, Carine; IHA, Tayná, ANELLO, Jairo L.; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Treinadores de basquetebol: os desafios da prática na formação esportiva de jovens. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 19, n. 1, p. 291-301, 2019. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/cpd/v19n1/1578-8423-cpd-19-1-291.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

TURNNIDGE, Jennifer; EVANS, Blair; VIERIMAA, Matthew; ALLAN, Veronica; CÔTÉ, Jean. Coaching for positive youth development. In: HOLT, Nicholas L. Positive youth development through sport. 2. ed. London: Routledge. 2016. p. 34-45.

VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht. Movimento, ano 3, n. 5, p. 4-17, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2228/936. Acesso em: 6 set. 2021.

WON, Michele. Morir por ganar. El Correo de la Unesco. Deporte: ganar a cualquier precio, p. 9-10, 2006.

YAHIL, Edna. Ganar a cualquier precio. In: El Correo de la Unesco. Deporte: ganar a cualquier precio, p. 3, 2006.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZULUNATION. The 5 elements of Hip Hop: Graffiti, Emcee, DJing, B-Boy/B-Girl and Knowledge. [20--?]. Disponível em: https://www.zulunation.com/elements/. Acesso em: 18 out. 2021.

Publicado

2022-10-07

Como Citar

CARVALHO BRASIL, D. V.; RODRIGUES, G. S.; PAES, R. R. Referências e referenciais para o ensino do Basquete 3x3 da Educação Física escolar. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28042, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.121634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/121634. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais