A pertença docente

reflexões sobre as singularidades das experiências dos professores de Educação Física escolar

Autores

  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9637-4581

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.131782

Palavras-chave:

Pertencimento, Reconhecimento, Filosofia, Professor-formação, Educação Física-escola

Resumo

Este artigo visa a analisar, por meio de categorias arendtianas, as manifestações dos aspectos da pertença à profissão de professor de educação física escolar em seus saberes/fazeres. Mobiliza o método (auto)biográfico e a pesquisa narrativa com seis professores colaboradores de duas Redes de Ensino Pública. As narrativas colaboraram para provocar uma reflexão sobre a singularidade da experiência docente, compreendendo como seus conhecimentos são incorporados e constituem a pessoa e o docente, apontando que tais dimensões precisam ser intensificadas no processo formativo.

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Biografia do Autor

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil

Professor Doutor Bruno Vasconcellos Silva, atua na Educação Básica nas Redes de Ensino Municipal de Cariaccia e Vila Velha, Espírito Santo.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil

Professora Doutora Zenólia Christina Campos Figueiredo, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

VASCONCELLOS SILVA, B.; CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO, Z. A pertença docente: reflexões sobre as singularidades das experiências dos professores de Educação Física escolar . Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30032, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.131782. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/131782. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais