URBAN BICYCLING AS A HUMAN RIGHT TO ACTIVE MOBILITY IN THE CITY OF SAO PAULO

Authors

  • Leandro Dri Manfiolete Troncoso Programa Pós-Graduação Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Rodolfo Franco Puttini Professor Adjunto Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (FMB/UNESP).
  • Luiz Gonçalves Junior Professor Titular Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), Orientador Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Sérgio Alejandro Toro-Arévalo Professor Titular Instituto Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82908

Keywords:

Bicycling. Human Rights. Education. Public Policy.

Abstract

Urban bicycling is a recent phenomenon valued as an alternative to individual transportation by motor vehicles. This article looks into the educational processes of urban bicycling that resulted from the social practice of bicycling activism in the city of Sao Paulo. We conducted four interviews with people who live and use bicycles in that city. The methodological trajectory followed Phenomenology’s view on situated phenomena. In the construction of results, the units of meaning a) fight for recognition of the right to enjoy territory by bicycle; b) solidarity with others in safe sharing of public roads; c) perception of the environment; and d) communication of the bicycling activist movement resulted in the category “Pedaling as a human right to active mobility in the city”. We found that, despite the legitimate process of dialogue, the demands of bicycling activism are not highly incorporated into public policies for urban mobility due to lack of institutional representation.

 

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Author Biographies

Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Programa Pós-Graduação Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduação Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010) e Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2017). Tem experiência na área de Motricidade Humana e Educação Física com ênfase em ciclismo urbano, campo simbólico da saúde e Fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cicloativismo, mobilidade ativa, cidadania, atividades de aventura, ambiente e saúde coletiva. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Campo da Saúde (NEPCS/UNESP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia na Educação Física (NEFEF/UFSCar).

Rodolfo Franco Puttini, Professor Adjunto Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (FMB/UNESP).

Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (desde 2005), Livre Docente em Sociologia e Antropologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2016); Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004); Mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1997); Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004); Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" no Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, atividades acadêmicas voltadas para as seguintes áreas interdisciplinares: Sociologia e Antropologia da Saúde; Humanidades no Campo da Saúde.

Luiz Gonçalves Junior, Professor Titular Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), Orientador Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-RC) em 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP em 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Portugal (ICS/UL) em 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar), já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Educação Física, bem como Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) desde 1996; Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Vice-Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador da Cátedra Joel Martins. Atuou como Investigador Convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal, em 2016, e do Curso de Motricidade Humana do Instituto Piaget (CMH/IP), Almada, Portugal, em 2003. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, na Argentina, na Áustria, no Chile, em Cuba, na Escócia, na Espanha, em Moçambique, no Paraguai, em Portugal e na Venezuela. Coordena as extensões comunitárias do Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL) e Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, atualmente desenvolvido em parceria com a Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos (ADESM), contando com apoio financeiro da Fondation Terre des Hommes (Tdh).

Sérgio Alejandro Toro-Arévalo, Professor Titular Instituto Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

Profesor de Educación Física. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (1991). Spezielisierende Fortbildung in Freizeit und Breit. Deutsche Sporthochschule Koln (1996). 
Magister en Educacion. Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile (1998). Doctorado en Educación. Pontificia Universidade Catolica do Chile (2005). Pós-Doutorado em Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (2012). Diretor do curso de Pedagogía en Educação Física, Deporte y Recreación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH).

Published

2018-10-01

How to Cite

TRONCOSO, L. D. M.; PUTTINI, R. F.; GONÇALVES JUNIOR, L.; TORO-ARÉVALO, S. A. URBAN BICYCLING AS A HUMAN RIGHT TO ACTIVE MOBILITY IN THE CITY OF SAO PAULO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 1015–1028, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.82908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82908. Acesso em: 25 jun. 2025.

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