A AVALIAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DE JOVENS: DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS E APLICAÇÕES AO HANDEBOL

Autores

  • Lucas Leonardo Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1567-0686
  • Alcides José Scaglia Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.83620

Palavras-chave:

Aprendizagem. Jovens. Esportes.

Resumo

Competições esportivas de jovens devem ser elaboradas com metas distintas dos cenários competitivos orientados aos adultos, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem esportivo. O objetivo deste estudo foi formular uma proposta avaliativa para competições que permita verificar sua adequação às necessidades do público jovem. Baseados em estudos sobre programas esportivos e competitivos de jovens, estabelecemos critérios de avaliação aplicados a três competições de handebol de jovens realizadas no estado de São Paulo, Brasil. Notamos que a Liga de Handebol do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Handebol destoam de ambientes ajustados aos jovens e que a Liga de Desenvolvimento do Handebol Paulista se alinha aos pressupostos defendidos pela base teórica desta investigação. Ainda, o compromisso esperado pelos treinadores para que atletas participem das competições se afasta das metas competitivas modificadas ao jovem, assim, a influência do treinador pode subverter as propostas destes cenários.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. A AVALIAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DE JOVENS: DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS E APLICAÇÕES AO HANDEBOL. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 875–888, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.83620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/83620. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais