TEMPO LIVRE E USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Liana Abrão Romera Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Heloisa Heringer Freitas Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES
  • Derick dos Santos Tinoco Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES
  • Regina Cassia Rondina Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81951

Palavras-chave:

Consumo de álcool na faculdade. Uso de drogas. Atividades de lazer. Esportes.

Resumo

O tempo livre está presente em todas as fases da vida e geralmente é associado ao lazer, que entre os jovens muitas vezes é acompanhado do uso de álcool e outras drogas. Investigar a forma como estudantes universitários utilizam este tempo e qual o padrão de consumo de drogas legais e ilegais é o objetivo deste trabalho, que analisa universitários brasileiros e portugueses. Participaram 238 jovens, sendo 60,5% deles portugueses, que apresentaram a média de idade de 19,9 anos. Resultados mostram que praticar esportes (31,0%), sair com amigos (18,8%) e namorar (13,4%) são as três atividades mais citadas. Bebidas alcoólicas e o tabaco são as drogas mais utilizadas, citadas por mais de 50% dos estudantes, seguidas de maconha, com 15,9% de usuários. Estudantes brasileiros apresentam padrão de beber excessivo maior do que os portugueses. Concluímos que estes estudantes praticam esportes, fato que não impede o uso de álcool.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES

Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Pos Doutorado em Estudos do Ocio na Universidad de Deusto Bilbao.

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, prevenção, drogas e juventude. É membro da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas). OTIUM (Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio) Líder do grupo de pesquisa Andaluz.

Raul Aragão Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Psicólogo pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências  e Letras de Lorena (1977), Mestre (1986) e Doutor (1991) em Psicologia, pela Fundação Getúlio Vargas - RJ. Pós-Doutorado em Drogadependência pela “The University of Washington” (Seattle, USA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista e credenciado como professor e orientador nos Programas de Pós-Graduação Ensino e Processos Formativos, do seu campus e, em Educação, da mesma universidade, campus de Marília. Investiga questões ligadas ao Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sociomoral, uso de álcool e outras drogas por adolescentes, desenvolvimento infantil, educação infantil e crianças adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Heloisa Heringer Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES

Heloisa Heringer Freitas é graduada em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestranda do programa de Pós-graduação em Educação Física na mesma instituição. Seus interesses acadêmicos incluem lazer, juventudes e usos de drogas. Atualmente, pesquisa os modos de lazer noturno das juventudes e os usos de drogas destas populações na Grande Vitória. É membro do grupo de pesquisa Andaluz, que investiga principalmente os temas lazer, educação, uso de drogas e juventudes.

Derick dos Santos Tinoco, Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Vitoria, ES

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestrando do programa de Pós-graduação em Educação Física na mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Andaluz, que investiga principalmente os temas lazer, educação, uso de drogas e juventudes

Regina Cassia Rondina, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Assistente Doutora .Universidade Estadual Paulista. Departamento de Psicologia da Educação 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

ROMERA, L. A.; MARTINS, R. A.; FREITAS, H. H.; TINOCO, D. dos S.; RONDINA, R. C. TEMPO LIVRE E USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 765–776, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.81951. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81951. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais