ESTRUTURA DAS TAREFAS DE TREINAMENTO EM MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Eduardo José Dallegrave Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vinícius Plentz de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.79792

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento. Esportes. Análise e desempenho de tarefas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear as investigações que analisaram a estrutura das tarefas de treinamento em equipes de categorias de formação de modalidades esportivas coletivas, considerando as variáveis pedagógicas (tipo de conteúdos, fases de jogo e situações de jogo) e organizativas (tempo total da tarefa, tempo útil e tipo de participação). Foram empregadas três buscas de informação: bases de indexação; sites de periódicos; e referências dos artigos rastreados nas duas primeiras buscas. A abrangência temporal dos estudos correspondeu aos anos de 2000 a 2017. Os resultados elucidaram que, nas variáveis pedagógicas, as tarefas pautaram-se em treinamentos de condutas táticas (tipo de conteúdo), de ações mistas (fases de jogo) e situações de igualdade numérica (situações de jogo). Na variável organizativa, as tarefas indicaram predomínio da participação consecutiva nos treinamentos (tipo de participação).

 

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

DALLEGRAVE, E. J.; FOLLE, A.; OLIVEIRA, V. P. de; NASCIMENTO, J. V. do. ESTRUTURA DAS TAREFAS DE TREINAMENTO EM MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 827–842, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.79792. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79792. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais