TPACKPEC: DESENHO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TIC EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.76681Palavras-chave:
TIC. Tecnologia de informação. Comportamento cooperativo. Colaboração. Emoções.Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar quais os principais elementos para a concepção de situações de aprendizagem mediadas pelas TIC na Educação Física através da colaboração docente. Para tal, seguiu-se o modelo de pesquisa baseada em design (IBD), na qual participaram três professores e quatro centros educacionais. As iterações entre professores e pesquisadores resultou numa evolução contínua dos elementos-chave, dando origem a uma tipologia de conhecimento com quatro categorias: o modelo TPACKPEC. Este modelo é uma evolução do TPACK (KOEHLER; MISHRA, 2009) porque não só integra tecnologia, pedagogia e currículo na sala de aula, mas também apresenta competências emocionais como elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
