TPACKPEC: DESENHO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TIC EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Meritxell Monguillot Hernando Universitat Oberta de Catalunya (UOC)
  • Montse Guitert Catasús Universitat Oberta de Catalunya (UOC)
  • Carles González Arévalo Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC-Barcelona)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.76681

Palavras-chave:

TIC. Tecnologia de informação. Comportamento cooperativo. Colaboração. Emoções.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar quais os principais elementos para a concepção de situações de aprendizagem mediadas pelas TIC na Educação Física através da colaboração docente. Para tal, seguiu-se o modelo de pesquisa baseada em design (IBD), na qual participaram três professores e quatro centros educacionais. As iterações entre professores e pesquisadores resultou numa evolução contínua dos elementos-chave, dando origem a uma tipologia de conhecimento com quatro categorias: o modelo TPACKPEC. Este modelo é uma evolução do TPACK (KOEHLER; MISHRA, 2009) porque não só integra tecnologia, pedagogia e currículo na sala de aula, mas também apresenta competências emocionais como elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

MONGUILLOT HERNANDO, M.; GUITERT CATASÚS, M.; GONZÁLEZ ARÉVALO, C. TPACKPEC: DESENHO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TIC EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 749–764, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.76681. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/76681. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais