“EDUCAÇÃO DO CORPO”: A LEITURA DE UMA AGENDA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Guilherme Gonçalves Baptista Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Educação Física e Desportos. Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59274

Palavras-chave:

Educação Física. Corpo humano. Formação de conceito. Ciências Humanas.

Resumo

Este artigo analisa os significados e os sentidos de “educação do corpo” na literatura científica brasileira, dada sua utilização mais recorrente nos últimos anos. Mediante revisão sistemática a partir de diferentes bases de dados, 51 artigos foram analisados. Detectou-se que seu uso se insere, sobretudo, nas Ciências Humanas e Sociais, com destaque para os trabalhos históricos, e que há significados e sentidos difusos a depender do referencial teórico utilizado nos estudos. Conclui-se que há um conceito em torno desse termo, mesmo que em um estágio inicial de teorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves Baptista, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pegagógicos em Educação Física e Desportos (NESPEFE).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Educação Física e Desportos. Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Escola de Educação Física e Desportos/UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes – NESPEFE.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BAPTISTA, G. G.; LÜDORF, S. M. A. “EDUCAÇÃO DO CORPO”: A LEITURA DE UMA AGENDA EM CONSTRUÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 723–738, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59274. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais