REPRESENTAÇÕES SOBRE O ESCOTISMO, O EXÉRCITO E A EDUCAÇÃO CORPORAL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES APRESENTADAS EM CONGRESSOS ESCOTEIROS (1922-1923)

Autores

  • Carlos Herold Junior UEM - Maringá,PR
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57694

Palavras-chave:

Movimento escoteiro. Corpo. História do século XX. Educação

Resumo

Estudamos a educação corporal na expansão do escotismo brasileiro no início do século XX. A partir de teses publicadas em congressos escoteiros que aconteceram nos anos 1920, analisamos as representações sobre corpo e educação com as quais os congressistas estimularam e justificaram o valor das práticas escoteiras. Como resultado, verificamos uma grande ênfase em atividades corporais que deveriam ser praticadas no escotismo seguindo os passos da “pedagogia científica”. Por isso, era defendido um afastamento da forma como o mundo militar utilizava o corpo para a formação de seus contingentes.

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Biografia do Autor

Carlos Herold Junior, UEM - Maringá,PR

Professor no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (UFPR, 2006).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Hannover. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Ciências Humanas, ambos da UFSC.

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Publicado

2015-12-12

Como Citar

HEROLD JUNIOR, C.; VAZ, A. F. REPRESENTAÇÕES SOBRE O ESCOTISMO, O EXÉRCITO E A EDUCAÇÃO CORPORAL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES APRESENTADAS EM CONGRESSOS ESCOTEIROS (1922-1923). Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 417–430, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.57694. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57694. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais